Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em Taiobeiras, operação que apura desvio de verbas cumpre mandados nos gabinetes de seis vereadores



Uma operação para apurar o desvio de recursos públicos na Câmara de Vereadores de Taiobeiras foi realizada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (20). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos gabinetes de seis vereadores, sendo que o presidente da Casa foi um dos alvos da ação, denominada Transparência.

De acordo com as informações divulgadas pela PC, os levantamentos apontaram que o esquema ocorria por meio de gastos com diárias para a participação de cursos, a maioria em locais distantes, como Brasília.

As provas obtidas com a investigação apontam ainda que há indícios de que os cursos sequer eram realizados ou frequentados pelos beneficiários. Em algumas datas analisadas, os policiais verificaram que os parlamentares estavam em locais diferentes de onde as capacitações eram ofertadas.

“Entre 2021 e 2024, somente o pagamento de diárias aos parlamentares investigados superou a marca de R$ 1 milhão, com destaque para despesas atribuídas a cursos em Brasília, mesmo quando havia opções similares em cidades mais próximas, como Belo Horizonte”, destacou o delegado Thiago Cavalcante.

Conforme a PC, a operação, realizada pela 4ª Delegacia Regional em Taiobeiras, foi acompanhada pelo promotor de justiça Auristhony Lucas Oliveira Simões e pelo assessor jurídico da Câmara.

Ao ser procurada, a assessoria de comunicação da Câmara informou que somente o presidente da Casa poderia se manifestar. Ele foi procurado, mas não atendeu as ligações até a atualização mais recente desta reportagem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo