Droga com origem em Janaúba é apreendida pela PRF

Maior apreensão de maconha da história da PRF foi realizada em junho 2021,a na BR-262, no Triângulo Mineiro

O número de apreensões de drogas nas rodovias federais de Minas Gerais, que bateu recorde no ano passado, segue em alta, de acordo com balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De janeiro a 28 de julho deste ano, foram 23.827 toneladas de entorpecentes recolhidas, contra 22.778 no mesmo período do ano passado, um aumento de 4,6%.

Segundo dados da PRF, todas as categorias de drogas registraram crescimento de apreensões, com destaque para o crack (alta de 270%), haxixe (39%) e skunky ( 227%). A quantidade de maconha ( 21,6 toneladas) e cocaína (1,8 toneladas) recolhidas neste ano também é maior do que no mesmo período de 2020

Sintéticos 

Outro recorde já superado foram as apreensões de comprimidos de ecstasy. De janeiro a 28 de julho deste ano, foram mais de 10 mil unidades, um recorde na história da PRF. No mesmo período do ano passado, foram apenas 39 comprimidos. Em 2019, o volume foi maior (1,6 mil), mas ainda assim bem abaixo de 2021.

O inspetor Aristides Júnior, porta-voz da PRF, acredita que o serviço de inteligência da corporação tem se aprimorado, o que facilita o trabalho mais assertivo dos policiais.

“Esse aumento (de apreensão de drogas) se deve primeiramente a criação dos grupo táticos de combate ao crime. Mas um outro fator também que foi primordial é o crescimento da nossa área de inteligência, tanto em âmbito nacional quanto nos Estados, e isso acabou facilitando e muito o trabalho da área operacional, pois, hoje, a gente trabalha com informações muito mais precisas sobre determinadas situações que merecem uma atenção mais detalhada por parte da PRF”, explica.

Além dessas mudanças e do aprimoramento das equipes, outro fator determinante para o aumento no número de apreensões tem sido a utilização de cães farejadores, que ajudam os policiais a identificar drogas escondidas nos veículos.

Foi assim que em fevereiro a PRF conseguiu identificar 10 kg de maconha que estavam sendo transportadas em um ônibus de viagem na BR–381 em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A droga, que vinha de São Paulo, tinha como origem a cidade de Janaúba, no Norte do Estado.

O trabalho nas estradas também resultou em 132 prisões neste ano. Em 2020, foram 228 pessoas presas ao longo do ano todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos