Prefeitura de Porteirinha confirma 2º caso de coronavírus; homem afirmou que trabalhava no Pará e veio de ônibus para o Norte de MG

Porteirinha (MG)

(Por Michelly Oda, G1 Grande Minas) A Prefeitura de Porteirinha (MG) confirmou o segundo caso de coronavírus nesta terça-feira (12). O homem, de 32 anos, estava trabalhando em uma empresa no Pará, desembarcou em Montes Claros e seguiu para o município de origem, onde chegou no último dia 8. Todo o trajeto foi feito em três ônibus. Para se ter uma ideia da distância percorrida, mais de 2.500 quilômetros separam as capitais dos dois Estados.

Segundo as informações colhidas pelas autoridades de saúde de Porteirinha, ele e outros colegas começaram a apresentar sintomas após um funcionário da empresa testar positivo para a Covid-19. Com medo da piora do quadro de saúde e da falta de assistência, o homem decidiu voltar para o Norte de MG.

O Pará tem 8.616 casos, sendo 4.999 recuperados. O número de óbitos chegou a 865. Vários municípios do Estado tiveram o lockdown (bloqueio total) decretado neste mês, com objetivo de aumentar índices de isolamento social.

O paciente relatou às autoridades de saúde que sentiu fraqueza e ficou febril. Ao descer do ônibus em Porteirinha, afirmou que foi direto para casa, entrou em contato com uma laboratório e fez o teste para Covid-19. Ele foi medicado no hospital da cidade e permanece em isolamento domiciliar.

Ao ser questionado em relação ao trajeto, afirmou que pegou os telefones das pessoas que viajaram perto dele, entrou em contato falando sobre a confirmação da doença e orientou que ficassem em isolamento e procurassem atendimento médico se apresentassem sintomas graves.

Casos em Porteirinha
Confirmados: Dois

Em investigação: 50, sendo que 20 continuam sendo monitorados. Todos os pacientes seguem em isolamento domiciliar e um deles é profissional de saúde. Trinta já fora liberados após a quarentena.
Descartados: Oito

O primeiro caso foi confirmado no dia 29 de abril, de uma mulher 36 anos, oriunda do Estado da Bahia, notificada em 17 do mesmo mês pela Unida Básica de Saúde São Joaquim com síndrome gripal desde o dia 12. Ela realizou o exame no dia 28, na rede particular e já é considerada curada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos