Batalhão da Polícia Militar com sede em Janaúba completa 10 anos


(G1) O 51º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Janaúba (MG), completa 10 anos nesta quarta-feira (13). A unidade é responsável por uma área de mais de 17 mil km², onde estão localizados 15 municípios com 265.378 habitantes.

“Após a criação do 51º Batalhão, a Polícia Militar mudou a forma de olhar para a região da Serra Geral. Tivemos um aporte de militares e que continua sendo feito ao longo dos anos”, explica tenente-coronel Leonardo Batista Simão, que ocupa o posto de comandante da unidade há um ano e meio.

Antigamente, o policiamento em Janaúba era feito pelo destacamento da PM em Francisco Sá e Grão Mogol. A primeira Fração da PM foi instalada em 1962 e contava com quatro militares. Em 13 de novembro de 2009, foi criado o 51º BPM.

“A partir de 2016, com índices de criminalidade não satisfatórios, passamos a investir mais ações de logística e de policiamento ostensivo, calcadas nos objetivos estratégicos da PM e que estão apresentando reduções recordes da criminalidade. Sabemos que ainda precisamos melhorar, para que nosso serviço esteja ainda mais alinhado com o desejo do cidadão, de viver em paz em uma sociedade ordeira”, explica o comandante.

Depois das novas ações implantadas, foi registrado um dos melhores resultados nos índices de criminalidade, em toda a área atendida pela unidade, foram registradas 56 ocorrências.

“Quando recebei o convite para ser comandante do Batalhão, aceitei com tranquilidade, por conhecer a qualidade da tropa que aqui estava. São militares dedicados e responsáveis, que atuam para garantir uma sociedade mais tranquila e justa”, diz Leonardo Simão.

Atualmente, o Batalhão conta com quatro Companhias de Policiamento, além de possuir equipes de Tático Móvel, Motopatrulha, Prevenção à Violência Doméstica, Radiopatrulhamento e Base Comunitária Móvel, Patrulha Escola, Patrulha Rural e Proerd. Recentemente, a comunidade também ajudou com a construção da 238º CIA e a doação de uma viatura. O efetivo conta com 342 policiais.

“Estamos com seis mil pessoas a mais na região por conta dos investimentos em energia fotovoltaica, nossa situação de tranquilidade continua a mesma. Em um mês, tivemos 10 roubos em toda a área do Batalhão. Essa sensação de segurança é responsável ainda por estimular a vida de novos negócios para a nossa região. Estamos contando com a parceria da sociedade e com os demais órgãos de segurança para realizarmos nosso trabalho e
conseguirmos resultados positivos”, finaliza o comandante do 51º BPM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos