Em noite de brilho e emoção, Polo da Universidade Cruzeiro do Sul de Bom Despacho celebra formatura e reforça convite para novos sonhos

Imagem
A noite desta quinta-feira, 16 de outubro, foi marcada por alegria, conquistas e muito orgulho em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A cidade foi palco de um dos eventos mais aguardados do ano: a Formatura dos novos graduados da Universidade Cruzeiro do Sul Virtual, promovida pelo Polo de Bom Despacho. O evento, realizado na charmosa Toca do Chacal, reuniu formandos, familiares e autoridades locais em um clima de pura emoção e celebração. Alunos de Bom Despacho e de diversas cidades da região marcaram presença, mostrando que o polo tem sido referência em educação de qualidade e oportunidades acessíveis no ensino a distância. Um evento memorável A cerimônia teve início com a fala inspiradora da mantenedora Iara Dantas, que abriu oficialmente o evento com palavras de incentivo e reconhecimento ao esforço dos estudantes. Em um discurso emocionado, ela destacou que cada diploma entregue representa uma história de superação e conquista, fruto de dedicação e coragem. “Hoje celebr...

Pesquisa que percorreu o Norte de Minas aponta grande potencial de água subterrânea para uso


(G1) Uma pesquisa que durou 10 anos, e percorreu as regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Minas, identificou um grande potencial de água subterrânea na região semiárida do estado. Divulgados na última semana, os resultados do "Projeto Águas do Norte de Minas (PANM)" mostram que a água subterrânea nos solos das regiões pesquisadas equivale a 20% do volume do reservatório da Hidrelétrica de Três Marias, um dos maiores do país, com capacidade de armazenar 21 bilhões de metros cúbicos de água.

Com esta descoberta, segundo os pesquisadores, será possível investir o recurso hídrico no funcionamento de irrigações, indústrias e também no abastecimento.

Cerca de 88% do estudo se concentrou nas áreas banhadas pelo Rio São Francisco e Jequitinhonha, e o restante em 14 bacias pelo estado. Os principais centros econômicos da pesquisa se encontram em Montes Claros, Diamantina, Paracatu, Teófilo Otoni e Araçuaí, cidades com maior produto interno bruto (PIB) estadual.

Monitoramento
Com os dados colhidos, o projeto referendou o volume de 14 mil litros de água subterrânea por dia para uso. Para o monitoramento, foi implementada uma Rede Integrada de Monitoramento Hídrico na região, com 97 estações do tipo fluviométricas, pluviométricas, climatológicas e pontos de medição de vazão, para a obtenção dos dados científicos climáticos, hidrológicos e hidrogeológicos. As projeções serão em curto, médio e longo prazo, calculando a forma de interação das águas e o meio ambiente. Foram também perfurados 38 poços artesianos.

O projeto se deu através do pedido do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em 2009. Cerca de 40 técnicos participaram do estudo, que foi realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras instituições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga