Nova Porteirinha terá eleições suplementares em julho deste ano, define TRE
As novas eleições ocorrerão em razão da cassação pelo Tribunal da chapa eleita em 2016, tendo como prefeito Juracy Fagundes Jacome e vice-prefeito Edésio Vital Neto, por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). De acordo com a decisão, teria havido um esquema de compra e distribuição indiscriminada de combustível, em período próximo às eleições, por meio do qual o bem era fornecido a qualquer pessoa que portasse determinado ticket, por ocasião do abastecimento. Juracy foi eleito pelo PMDB e Edésio pelo PSDB.
Prazos
De acordo com a resolução, de 29 de maio a 2 de junho os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. No dia 6 de junho, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 7 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.
Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 6 de fevereiro de 2019. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 26 de julho.
A partir de 6 de junho até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Janaúba, responsável pelo município de Nova Porteirinha, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.
Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, a presidente da Câmara de Vereadores continua respondendo pelo Executivo municipal, pois o prefeito foi afastado na semana passada.
Outras eleições suplementares
No dia 2 de junho de 2019 haverá eleições suplementares em Juatuba e Sete Lagoas. No dia 7 de julho, além de Nova Porteirinha, os eleitores de Elói Mendes, Aguanil e Itabirito também escolhem novos dirigentes.
No dia 2 de junho de 2019 haverá eleições suplementares em Juatuba e Sete Lagoas. No dia 7 de julho, além de Nova Porteirinha, os eleitores de Elói Mendes, Aguanil e Itabirito também escolhem novos dirigentes.
Entre os meses de março de 2017 e junho de 2018, o TRE realizou 22 eleições suplementares em Minas Gerais.
Comentários
Postar um comentário