Em noite de brilho e emoção, Polo da Universidade Cruzeiro do Sul de Bom Despacho celebra formatura e reforça convite para novos sonhos

Imagem
A noite desta quinta-feira, 16 de outubro, foi marcada por alegria, conquistas e muito orgulho em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A cidade foi palco de um dos eventos mais aguardados do ano: a Formatura dos novos graduados da Universidade Cruzeiro do Sul Virtual, promovida pelo Polo de Bom Despacho. O evento, realizado na charmosa Toca do Chacal, reuniu formandos, familiares e autoridades locais em um clima de pura emoção e celebração. Alunos de Bom Despacho e de diversas cidades da região marcaram presença, mostrando que o polo tem sido referência em educação de qualidade e oportunidades acessíveis no ensino a distância. Um evento memorável A cerimônia teve início com a fala inspiradora da mantenedora Iara Dantas, que abriu oficialmente o evento com palavras de incentivo e reconhecimento ao esforço dos estudantes. Em um discurso emocionado, ela destacou que cada diploma entregue representa uma história de superação e conquista, fruto de dedicação e coragem. “Hoje celebr...

Pesquisa busca alternativas de irrigação com economia de água para a fruticultura no Norte de Minas


O Norte de Minas se destaca pela de fruticultura, sobretudo, na área do Projeto de Irrigação do Jaíba, onde são carregados cerca de 500 caminhões semanalmente, de acordo com dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte). A cidade de Jaíba possui oito mil hectares de plantação de banana e é responsável pela produção de 58% da produção de banana da região.

Uma forma de impulsionar ainda mais o plantio de frutos no Norte de Minas é aplicar técnicas que propiciem redução no consumo de água nas irrigações. "A veia do agronegócio na região é a fruticultura; destaque para a banana e o mamão. 

Com a crise hídrica, é inevitável que os produtores tenham que aperfeiçoar, se adaptar em ideias e trazer alternativas interessantes a serem utilizadas nas irrigações", explica o pesquisador da Epamig, João Batista Ribeiro da Silva Reis.

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já descobriu duas técnicas que ajudam a manter a umidade do solo com redução significativa de água nos plantios de banana e mamão. "Uma das técnicas é o secamento parcial de raízes, que usa o gotejamento e irriga alternadamente os lados da bananeira. Na plantação de mamão, estamos aplicando a cobertura plástica, que visa reduzir a evaporação da água do solo; isso irá manter a umidade do solo", explica o pesquisador.

Para tratar sobre as técnicas de irrigação com técnicas de economia de água para bananeira e mamoeiro, produtores poderão participar de um Dia de Campo na terça-feira (7), no Campo Experimental de Mocambinho, localizado na Área F- Sistema III. "Serão duas etapas, a primeira uma palestra, onde vamos abordar sobre as técnicas, e depois vamos a campo mostrar como são aplicadas nas duas culturas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga