Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Janaúba, pais denunciam bar que funcionava perto de escola e local é interditado por más condições de higiene


(G1) Um bar localizado no Bairro Padre Eustáquio, em Janaúba, foi interditado nessa segunda-feira (1º), devido às más condições de higiene. Segundo a Polícia Militar, o estabelecimento fica próximo a uma escola estadual e um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

A polícia foi acionada por pais de alunos que reclamaram da quantidade de clientes do bar que ficavam na porta da escola para pedir dinheiro nos horários de entrada e saída das aulas. Quando os militares foram ao bar encontraram o ambiente com muito lixo espalhado e também com forte odor de urina. A Vigilância Sanitária Municipal foi acionada e interditou o bar.

"Realmente foi encontrado um local que traz riscos à saúde pública. A interdição foi por conta da sujeira que foi encontrada no bar. Situação precária com muitas garrafas pets espalhadas no chão, muita sujeira. Não tinha condições nenhuma de funcionamento", explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Aline Cristina Soares Pereira.

A coordenadora explica que as fiscalizações são realizadas na cidade, mas nem sempre os estabelecimentos são interditados. "Quando se encontra alguma situação imprópria, mas que ao analisar percebe-se que pode regularizar em pouco tempo, a Vigilância dá um prazo para que seja feita a adequação. Neste caso não tinha como; somente uma reforma total".

Segundo a Polícia Militar, o dono do bar tem mais de 70 anos e é portador de deficiência física. A Vigilância orientou o proprietário quanto às alterações que devem ser feitas no local. O G1 não conseguiu contato com o proprietário do local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira