Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Prefeitura de Espinosa é multada por contratar servidora da Bahia


(Por Girleno Alencar) A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais aplicou uma multa de R$5 mil na Prefeitura de Espinosa, no Norte de Minas, por ter contratado uma mulher que também trabalhava em Urandi, na Bahia. As duas cidades ficam distante 30 quilômetros, separadas basicamente pela divisa entre os dois Estados. A punição foi aplicada durante a sessão realizada segunda-feira foi motivada pela ocupação ilegal de cargo público por uma servidora. O processo foi aberto a partir da Representação nº 965.774, remetida pelo vereador da cidade de Urandi, no Estado da Bahia, Manoel Messias de Carvalho, denunciando que a servidora Idalina Gonçalves Magalhães acumulava cargos públicos de forma indevida.

O relatório do conselheiro do TCE José Alves Viana informa que Idalina ocupava o cargo de auxiliar administrativo no município baiano e o de especialista de educação/supervisor pedagógico em Espinosa. Em sessão, realizada no dia 1º de junho de 2017, o TCE aplicou uma multa de 20 mil reais à servidora e intimou o prefeito e o controlador interno que comprovassem, no prazo de 30 dias, a adoção de ações para a instauração de Tomada de Contas Especial, para apurar se houve danos ao erário causado pelo recebimento de remuneração no período de trabalho não realizado. Os responsáveis intimados não apresentaram nenhuma documentação.

O Tribunal de Contas intimou, mais uma vez, o prefeito e o atual responsável pelo controle interno da Prefeitura Municipal de Espinosa, Welinton Anacleto Pádua, a instaurarem a Tomada de Contas Especial. O Tribunal de Contas advertiu, ainda, que em caso de reincidência a multa passa a ser de 10 mil reais para o prefeito e o controlador fica sujeito ao valor de 5 mil. O prefeito Milton Barbosa Lima explica que a infração teria sido cometida em 2015, pelo então prefeito Lucio Balieiro Gomes, mas não foi encontrado ponto da funcionária em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira