Janaúba fortalece agricultura familiar com entrega de kits IrrigaMinas em solenidade estadual

Imagem
A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou nesta quinta-feira, 24 de julho, da solenidade de entrega dos kits IrrigaMinas, durante o Encontro das Águas, realizado na cidade de Januária pelo Governo de Minas Gerais. O evento contou com a presença de importantes autoridades estaduais, como o vice-governador Matheus Simões e o secretário de Estado da Agricultura, Thales Almeida, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e agricultores familiares de toda a região norte-mineira. Janaúba contemplada com cerca de 30 kits de irrigação Durante a cerimônia, foi anunciada a distribuição de cerca de 30 kits de irrigação por gotejamento para as associações de agricultores familiares de Janaúba, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Representando o prefeito José Aparecido, o secretário de Agricultura, José Edmozame de Morais, destacou a importância da ação para impulsionar a produç...

Tribunal de Contas alerta o prefeito de Janaúba e de outros municípios do Norte de Minas


(Por Girleno Alencar) Os prefeitos de Bocaiuva, Claro dos Poções, Janaúba, Luislândia, Pedras de Maria da Cruz, Ponto Chique, Riacho dos Machados e São Francisco foram alertados pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sobre a situação do gasto com folha de pagamento, com muitos deles estando próximos de atingirem o índice máximo permitido em lei. O TCE deliberou que cinco prefeitos mineiros extrapolaram o limite de 54% da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal no segundo quadrimestre do ano passado. Esse teto foi estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal ao poder executivo dos municípios, conforme processo relatado pelo conselheiro Wanderley Ávila, que é de Pirapora. Nenhum dos cinco municípios é do Norte de Minas.

O município de Pedras de Maria da Cruz extrapolou o limite de gasto global com pessoal (60% da Receita Corrente Líquida), incluindo as folhas de pagamento dos poderes Executivo e Legislativo, também serão intimados. De acordo com a decisão, caso a Prefeitura não retorne aos limites legais, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito está sujeito a não receber transferências voluntárias e de não obter garantia, direta e indireta, de outro ente. Além disso, eles não estão autorizados a contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida imobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal.

O Tribunal de Contas também emitirá alertas administrativos a 78 gestores que estão no limite “pré-prudencial” e “prudencial” quanto à verificação dos limites para a despesa total com pessoal no segundo quadrimestre de 2018. São 42 gestores que atingiram o “limite prudencial” gastando com pessoal entre 95,01% e 100% do limite de 54% e 6% da Receita Corrente Líquida (RCL) serão alertados. Do Norte de Minas, são Bocaiuva, Claro Dos Poções e São Francisco. Os 35 gestores que gastaram entre 90,01% e 95% do limite de 54% e 6% da Receita Corrente Líquida, chamado “limite pré-prudencial” também receberão alertas. Do Norte de Minas são quatro municípios: Janaúba, Luislândia, Ponto Chique e Riacho dos Machados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo