Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

FUNASA APRESENTA SALTA-Z NA AMAMS PARA FORNECER ÁGUA POTÁVEL NO NORTE DE MINAS


A Fundação Nacional de Saúde apresenta nessa terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de agosto, em Montes Claros, o projeto “Salta-Z”, apontada como uma solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água, criada no norte do País como recurso para atender reivindicações de comunidades ribeirinhas para o provimento de água potável. O evento será realizado a partir das 9 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, em parceria com a entidade. A superintendente da Funasa em Minas Gerais, Edicleusa Veloso estará presente na solenidade, quando também serão repassadas as informações para o desenvolvimento e celeridade na execução de convênios firmados junto a Funasa.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, afirma que ainda existem várias comunidades do Norte de Minas que não contam com água potável e por isso, a iniciativa da Funasa poderá ajudar a minimizar essa situação. Ele cita como exemplo a situação dos dessalinizadores, cuja manutenção é muito cara, quando tem de trocar a membrana dos filtros. O Salta Z foi criado pelo Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA e experimentado em várias partes do Brasil. Os filtros foram idealizados pelos técnicos da Fundação Nacional de Saúde no Pará, exercendo o princípio de sustentabilidade, o sistema utiliza em sua maioria materiais ecologicamente corretos e custa cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. É composto, ainda, por carvão ativado de ossos bovinos, pedriscos, areia e por um clorador que realiza a desinfecção da água tornando-a apta para consumo humano.

O Salta-Z transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes, ribeirinhas e quilombolas. O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira que está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples consegue atender até 600 pessoas por dia e o custo médio de R$ 15 mil. A Funasa já instalou no ano de 2017 mais de 500 unidades de Salta Z em todo o Brasil e o projeto para 2018 é a instalação de mais 1.000 unidades.

Todo o material utilizado na instalação pode ser adquirido no próprio comércio local, daí a praticidade da tecnologia pioneira. No evento em Montes Claros, Jaime Costa Silva, chefe do Serviço de Saúde Ambiental em Minas Gerais apresentará o projeto.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG