Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

FUNASA ANUNCIA NA AMAMS QUE LEVARÁ TECNOLOGIA DE ÁGUA POTÁVEL PARA MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS


As comunidades quilombolas, indígenas e sem-terras dos municípios de Bocaiuva, Francisco Sá, Jaíba, Januária, Manga, Matias Cardoso, Monte Azul, Pedras de Maria da Cruz, São João da Ponte e Varzelândia serão atendidas no projeto “Salta-Z”, da Fundação Nacional de Saúde e que busca assegurar água potável para a população. O projeto foi discutido ontem com os gestores municipais, em Montes Claros, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. A FUNASA irá liberar R$ 17 mil para a montagem de cada sistema simplificado de abastecimento de água.

O diretor técnico da AMAMS, Raphael de Castro Mota, pediu a ampliação do benefício para os 86 municípios do Norte de Minas. Hoje o evento prossegue, com a discussão dos convênios da FUNASA. A superintendente estadual da FUNASA, Edicleusa Veloso explicou aos participantes do evento que serão aplicados R$ 1 bilhão para atender toda Minas Gerais. Porém, no Norte de Minas foram selecionados esses municípios, depois de realizado diagnóstico. Ela tranquilizou os gestores municipais, salientando que o órgão tem acelerado a apreciação e análise dos projetos que são feitos a partir de convênios, pois entende a importância do benefício chegar as comunidades. O diretor da AMAMS, Raphael de Castro mostrou-lhe que tem uma expectativa dos prefeitos com esses convênios que estão em processo de análise.

Desde o ano passado que a FUNASA montou na sua sede em Montes Claros um sistema do Salta-Z, a partir de tecnologia desenvolvida em Santa Catarina e isso ficou a disposição dos municípios. Jaime Costa Silva, chefe do Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA em Minas Gerais mostrou que a licitação para a compra dos equipamentos já foi realizada e agora está em processo de produção para ser repassada aos municípios. Ele afirma que por causa das eleições desse ano, o beneficio não será liberado em 2018, mas a FUNASA decidiu promover essa capacitação para antecipar as etapas.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira