Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

CONSELHEIROS TUTELARES TROCAM EXPERIÊNCIAS EM CURSO NA AMAMS


Os conselheiros tutelares do Norte e Noroeste de Minas estão participando do segundo curso de capacitação que está sendo realizado em Montes Claros, organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, Ministério Público/Coordenadoria Regional da Infância e Juventude, Universidade Estadual de Montes Claros e Fórum Mineiro dos Conselhos Tutelares. Ontem, na abertura, a coordenadora do Departamento Social da AMAMS, Laila Tatiane Ferreira Souza salientou a importância desse tipo de capacitação, pois as inovações são constantes e exige-se um aprimoramento dos conselheiros para garantirem a defesa dos interesses das crianças e adolescentes.

O representante do Fórum Mineiro dos Conselhos Tutelares, Lucas Arruda salientou que os assuntos abordados em Montes Claros acabam gerando repercussão, pois é levado ao Fórum Mineiro e depois ao Fórum Nacional e uma das demandas apontadas por todos é a necessidade de formação e por isso, esse tipo de curso permite o emponderamento dos conselheiros. Além disso, reforça que o conhecimento dos conselheiros dá mais embasamento para fundamentar as ações e ainda contextualizar a situação, perante o Sistema Judicial e as redes de proteção, transformando o Conselho Tutelar em protagonista. A coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Unimontes, Josiane Pereira reforçou a importância do curso, dando acesso as políticas públicas da área.

Nessa quarta-feira o promotor Daniel Librelon, coordenador regional da Infância e Juventude, participará do Curso de Capacitação, assim como o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária. O curso prossegue com mais apresentações dos módulos que abordam o aspecto da atuação dos conselheiros. O curioso é que o evento de Montes Claros, realizado em 2015, pela primeira vez em Minas Gerais, extrapolou as fronteiras do Norte de Minas, pois conselheiros de Arinos e outras cidades do Noroeste de Minas vieram participar.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG