Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Mobilização da AMAMS viabiliza pagamento do Transporte Escolar


O Estado pagou na quarta-feira mais uma parcela atrasada do Transporte Escolar de 2017 e prometeu quitar até essa sexta-feira a última parcela, colocando em dia essa pendência. O secretário-adjunto estadual de Governo, Marcos Antonio Leite se reuniu com o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, na Cidade Administrativa, quando mostrou que o Estado cumprirá o acordo celebrado com os prefeitos de pagar a dívida antes do inicio do ano letivo. O inicio das aulas está programado para começar na segunda-feira, dia 19.

Na tarde de ontem o presidente da AMAMS, José Reis, explicou que a quitação dessa dívida alivia os municípios e acaba sendo fruto da união das forças municipalistas, com a AMAMS e AMMESF tendo puxado esse movimento no Norte de Minas e dado o apoio a Associação Mineira dos Municípios. “Ficou demonstrada a importância das associações municipalistas. Fizemos um pacto que sem a quitação da dívida, no dia 19 de fevereiro os alunos da rede pública ficariam sem o transporte escolar e como conseqüência, sem aulas. Tivemos êxito nessa campanha” – frisou o presidente José Reis. Ele agradece a confiança e apoio dos prefeitos do Norte de Minas, que abraçaram essa causa.

O drama dos prefeitos do Norte de Minas foi o constante atraso no repasse dos recursos do Transporte Escolar. No ano de 2017, a situação se intensificou e levou a AMAMS a adotar uma postura mais incisiva com o Estado. A entidade manteve o seu compromisso de diálogo entre as partes. No ano passado e nesse ano, foram várias viagens a Belo Horizonte para negociar a quitação da dívida. Nesse percurso, a AMAMS acionou a Coordenadoria Estadual de Educação do Ministério Público; a Coordenadoria Regional da Infância e Juventude do Ministério Público e o Tribunal de Contas de Minas Gerais, pedindo o apoio para resolver a demanda.

Como as aulas estão programadas para serem iniciadas na segunda-feira, dia 19, ontem o presidente José Reis se reuniu com o secretário Marco Antônio Leite, que anunciou a quitação da nona parcela na quarta-feira e ainda quinta-feira ou no máximo nessa sexta-feira, pagar a última parcela. Isso ocorre no momento certo, pois os prefeitos terão que prestar contas ao Tribunal de Contas até o final de março e tinha essa pendência de restos a pagar.

Ascom | Amams

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo