Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Espinosa, dois homens são presos com aves silvestres, gaiolas e armadilhas

Aves e gaiolas foram apreendidas em três casas (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Aves e gaiolas foram apreendidas em três casas

Dois homens, de 22 e 34 anos, foram presos na tarde desta sexta-feira (23) por caça ilegal em Espinosa, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, uma denúncia anônima afirmava que um dos suspeitos estaria capturando aves em uma mata da comunidade de Tabuleiro para levar ao estado de São Paulo.

Nesta sexta-feira, uma ação foi montada, com o apoio de uma equipe da Polícia Militar Rodoviária. Os policiais encontraram aves, gaiolas e armadilhas em três casas da comunidade; em uma delas o proprietário não foi encontrado.

Os dois homens presos foram encaminhados à delegacia da cidade. De acordo com a PM, as aves são das espécies cardeal, azulão, sofrê e coleirinho. Elas se apresentam saudáveis, mas, mesmo assim, serão analisadas por veterinários que irão indicar a possibilidade de retorno ao habitat natural; as que necessitarem de tratamento para reabilitação serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira