Verdelândia celebra a maior Festa de Julho de sua história com segurança, fé e grandes atrações nacionais

Imagem
(Por Pablo de Mello) Entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, o município de Verdelândia viveu dias de celebração, emoção e orgulho com a realização da 17ª edição da tradicional Festa de Julho. Consolidando-se como o maior evento do tipo no Norte de Minas Gerais, a festa foi um sucesso de público, estrutura e organização, refletindo o comprometimento da administração do prefeito Wilton Madureira com o desenvolvimento cultural e social da cidade. A edição deste ano reuniu moradores de Verdelândia e visitantes de diversas cidades da região em um ambiente familiar, seguro e de forte valorização da cultura local. O evento contou com atrações religiosas e grandes nomes da música nacional, como a emocionante apresentação do Padre Ivan e o show eletrizante da banda Parangolé, que fez o público dançar e cantar em coro, marcando uma noite histórica para a cidade. Parque Nerval Leite Flávio: palco da retomada festiva de Verdelândia A festa foi realizada no Parque de Eventos Nerval Leite Flávio, q...

Abatedouro municipal é interditado em Brasília de Minas

(G1) O abatedouro municipal de Brasília de Minas foi interditado, na manhã desta sexta-feira (7), durante uma fiscalização realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Crea-Minas. A operação faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece em 18 municípios da região do Médio São Francisco, na região Norte de Minas.

Segundo a assessoria da FPI, as atividades foram suspensas após os fiscais constatarem que o matadouro funcionava sem licença ambiental, causando degradação, e sem o serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. As práticas operacionais do abatedouro também eram inadequadas.

No momento da fiscalização, nove cabeças de gado estavam sendo abatidas em condições precárias de higiene. Os animais também não tinham a guia de trânsito, documento que atesta as condições de saúde para o abate exigidas pela legislação. Os fiscais encontraram ainda fetos bovinos de vacas abatidas prenhas.

Em nota, a Prefeitura de Brasília de Minas informou ter conhecimento da interdição e disse que em 2014, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com validade de dois anos, que previa as adequações do local, mas só ocorreu em parte. Ainda segundo a nota, a atual administração está trabalhando para que a população e pecuaristas locais não sejam prejudicados pela interdição.

O G1 não conseguiu falar com a administração anterior.

Januária
Durante a mesma operação, foram apreendidos peças de bovinos em um abate clandestino em Januária. De acordo com os agentes da FPI, as peças pesavam 578 quilos e foram encaminhadas para incineração em Montes Claros. O responsável pelo local do abate foi autuado com multa de R$ 4.485,43 e suspensão das atividades.

Os fiscais também apreenderam 187 quilos de aditivos vencidos que seriam utilizados em embutidos. O material foi encontrado em uma indústria registrada, que comercializa carnes e derivados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo