Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Hospital Regional suspende ortopedia e gera caos

No destaque, o prefeito Carlos Isaildon com o secretário-executivo
do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo


(Por Girleno Alencar) O Hospital Regional de Janaúba, o maior da Serra Geral, suspendeu o atendimento dos casos de ortopedia, criando um caos na saúde pública, pois como consequência, os pacientes tiveram que ser redirecionados para Montes Claros, que já atende todo Norte de Minas. O comunicado da suspensão foi encaminhado a todas as autoridades públicas da saúde, além do Ministério Público. O superintendente regional de Saúde, Maquiedem Durães Viriato, decidiu convocar reunião de emergência para discutir uma solução. Também ontem à tarde, o Ministério Público convocou o prefeito Carlos Isaildon Mendes para uma reunião.

No dia 15 de agosto do ano passado os janaubenses foram surpreendidos com a decisão do Hospital da Fundajan em suspender a internação de casos de Neonatologia/Pediatria e Cirurgias Eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde, conforme correspondência encaminhada pelos então diretores Dayane Borém de Almeida e Douglas Silveira Freire, da área técnica e clínica. O principal motivo alegado foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, que deixaram o hospital em dificuldades. Agora foi a vez do Hospital Regional adotar essa medida.


O prefeito Carlos Isaildon Mendes explicou que se reuniu na sexta-feira passada com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, em reunião realizada pelo deputado Gil Pereira, em Belo Horizonte. Ele apresentou o relatório sobre a situação dos hospitais de Janaúba, que somam prejuízo de R$ 16 milhões. O secretario prometeu analisar uma situação, mas não deu muitas esperanças. Carlos Isaildon decidiu retornar essa semana a Superintendência Regional de Saúde, em Montes Claros, para pedir ajuda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG