Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Turistas poluem área da cachoeira do Serrado de Porteirinha

O lixo no Serrado (Foto: Ambrósio Prates)

(Por José Ambrósio Prates) O turismo predatório está afetando o Parque Estadual da Serra Nova, em Porteirinha. O local que encanta pela beleza, está sentindo os impactos. Esculpida em meio à Serra Geral de Minas, a Cachoeira do Serrado exibe toda a sua imponência. Uma queda d’água que forma um dos rios mais importantes da região, o rio Serra Branca, que seria perene durante todo o ano se não fosse as irrigações de forma irregular fora da área do parque. A diferença entre o que é cuidado e o que fica fora da área do parque é marcante. Com o cuidado de guardas, a área dentro do parque próximo à cachoeira é impecável: tudo limpo e muito organizado.

Recentemente foram promovidas reformas coma colocação de passarelas que levam o turista bem junto à queda d’água com segurança. Mas, basta ultrapassar o limite delimitado do parque indo do lado de fora onde não há a atuação do estado para se perceber a falta de cuidado das pessoas que utilizam o riacho para seu lazer sem nenhum comprometimento com a preservação ambiental e a harmonia do lugar. Numa área batizada de Riacho Doce, a nossa reportagem encontrou muito lixo espalhado pelo local. A Falta de sensibilidade é tão grande que muitas pessoas que fazem churrascos jogam todo tipo de lixo às margens ou dentro do próprio riacho.


Montes de lixo foram encontrados onde deveria haver apenas a beleza natural de uma das regiões mais belas de minas. Algumas pessoas chegaram a colocar fogo nesses lixões, ameaçando inclusive a segurança do próprio parque da Serra Nova que faz um trabalho criterioso de prevenção dentro dos seus limites. O que é mais triste nessa situação é falta de percepção da população, em relação à preservação de seus próprios meios de vida, de subsistência. Numa ignorância irritante ou por pura má vontade poucas pessoas se dão ao cuidado de levar consigo o lixo que produzem nessas regiões.

O que fica é lixo sendo carreado para dentro de um rio que é uma das maiores belezas do norte do estado: um contraste triste e revelador da falta de visão futuro de muitas pessoas que não enxergam nada além da realização de seus desejos imediatos. É preciso ter mais consciência.

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG