Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Estiagem prolongada gera prejuízo de mais de R$ 60 milhões em Januária

Relatório aponta perda de 72% das plantações no município

A prefeitura de Januária, no Norte de Minas, decretou situação de emergência por causa da estiagem prolongada no município. O decreto se baseou em um relatório feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que apontou o prejuízo de mais de R$ 60 milhões no setor agropecuário do município em 2016.

O relatório apontou também que a seca afetou plantações de milho, feijão, mandioca, cana de açúcar e sorgo, provocando uma redução de cerca de 72% da safra em 2016. Na principal atividade do município, a pecuária, a Emater aponta a morte de 300 cabeças de gado devido à baixa disponibilidade de alimento, onde cerca de 70% do pasto foi prejudicado com a estiagem prolongada.

“O município de Januária é vocacionado para o desenvolvimento da agropecuária e a estiagem prolongada afetou diretamente todas as cadeias do setor, provocando o êxodo de pessoas da zona rural em busca de oportunidades em outras regiões do país”, destacou o relatório.

Segundo a administração municipal, cerca de 24 mil pessoas, de 60 comunidades rurais, foram afetadas diretamente com a estiagem e, por isso, foi decretada situação de emergência e aguarda a homologação junto ao governo estadual para facilitar ações sociais de ajuda aos moradores.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG