Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Bocaiuva tem quatro candidatos a prefeito

A sucessão de Bocaiúva será disputada por
quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)

A sucessão de Bocaiúva será disputada por quatro candidatos a prefeito. A primeira convenção foi da Coligação PROS-PR-PTC-PV-PRB-PSL-PEN-PHS e PT, que é encabeçada pelo vereador Fernando Messias (Prefeito) e Ricardo Sena (Vice), ambos filiados ao PROS. No domingo, 31 de julho, a Coligação PMDB-PDT-PP-PCdoB e PTdoB oficializou Marisa Alves (PMDB) ao cargo de Prefeita e o vereador José Maria Gomes Torres, do PDT, ao cargo de vice. Na terça-feira, dia 2 de agosto, foi apresentada a “chapa puro sangue” do PSDB: o ex-secretário de Saúde, Eron Santos, e a empresária Ivone Rogério Brandão da chapa PSDB-PTB-SD-PPS e DEM. A última convenção foi realizada no dia 4 de agosto, do PSD-PSB-PTN-PSDC-REDE e PMN, quando foi oficializada a candidatura do professor Roberto Torres (PSD) a prefeito e do empresário Salomão Caldeira (PSB) a vice.

O processo eleitoral deste ano é marcado por inúmeras mudanças. A começar pelas propagandas eleitorais a serem divulgadas nos veículos de comunicação e carros de sonorização a partir do dia 16 agosto. Ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos na data de 6 de julho. Assim, a duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias. A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas foram ao ar, em 19 de agosto, o que reduz as inserções de 45 para 35 dias. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até às 19h de 15 de agosto de 2016.

Até o dia 15 de agosto os políticos puderam se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada. Ficam vedados, porém, pedidos explícitos de votos antes do início oficial da campanha. Também fica permitido que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

A sucessão de Bocaiúva será disputada por
quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)

VEREADORES – São 13 cadeiras disponíveis para um verdadeiro “concurso público”, que exige do candidato: trabalho e dedicação ao eleitorado. A cada pleito, o Legislativo vem se renovando, vereadores com vários mandatos não conseguiram se reeleger. Alguns devido ao coeficiente eleitoral, outros por baixa no seu próprio eleitorado. Na última eleição, concorreram 148 candidatos as 13 vagas disponíveis. Alguns analistas políticos arriscam que a renovação da Câmara será igual a do pleito passado, ou seja, mais de 60%.

A sucessão de Bocaiúva será disputada
por quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)
No dia 1º de agosto, o vereador Pedro Neves dos Santos (Pedro Cerol), do PDT, reassumiu o cargo, ocupado pelo suplente Léo Fróes. Pedro fora substituído, depois de ter sido considerado foragido da Justiça. Segundo as investigações da Polícia Civil, Pedro Cerol e o ex-secretário municipal de Esportes, Noel Pereira, são suspeitos de venderem uma sobra de material da reforma realizada na Câmara Municipal. Noel foi preso, no dia 5 de maio, já Pedro ficou foragido por 80 dias. No dia 26 de julho, ele se apresentou à polícia e ficou detido por uma semana, depois de pagar fiança.

Isaías Alves (PSDC) retornou à Câmara no dia 8 de agosto, depois de passar mais de 60 dias preso. Ele e o ex-presidente da Previboc, Jefferson Magno Ribeiro Lima, (Jerson Tindô) foram presos pela Polícia Civil suspeitos de envolvimento em fraude do transporte escolar. A vaga de Isaías foi ocupada pelo suplente Antônio Augusto.

A sucessão de Bocaiúva será disputada
por quatro candidatos a prefeito (Foto: Divulgação)



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG