Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

'Tiro saiu pela culatra', diz Ruy Muniz após prisão revogada pelo TRF1

Muniz diz que irá participar participar da
convenção do PSB (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(G1) O Tribunal regional Federal da 1ª Região decidiu na tarde desta quarta-feira (27) derrubar a prisão domiciliar do prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB). A decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do prefeito afastado. O TRF1 afirmou que o "relator do processo, juiz federal Carlos D’Avila Teixeira não se manifestará sobre a decisão solicitada, uma vez que o processo tramita sobre segredo de justiça".

Após a decisão Ruy Muniz disse que sua prisão foi injusta, mas percebeu que a população montes-clarense quer que ele volte a administrar a prefeitura da cidade. “O tiro saiu pela culatra. Inventaram uma história. Queriam me desmoralizar. A prisão foi injusta, pois paguei os hospitais e não roubei nada. Todos querem nossa volta com muita humildade”, afirma Muniz.

O prefeito afastado disse que, apesar da liberdade provisória, o Tribunal manteve algumas restrições, como pedir autorização para sair da cidade. "Ainda não posso interferir na administração municipal. Mas vou participar normalmente da convenção do meu partido", explicou.

Durante a entrevista, Muniz se emocionou ao lembrar que foi o único prefeito Montes Claros a ser preso em exercício do mandato.

O prefeito afastado disse que o primeiro lugar a ser visitado será o Hospital Mário Ribeiro. "Fui preso por lutar pela saúde do povo de Montes Claros e vou continuar lutando para que todos tenham acesso à saúde. Não pode deixar uma região dessa desassistida", lamentou emocionado. O hospital é ligado à família Muniz e, segundo a Polícia Federal na época da investigação, seria favorecido por meios fraudulentos.

Ele disse também que usou 100 dias em que ficou privado de liberdade para escrever um livro que "irá revolucionar a vida de muitas pessoas, inclusive do estado". "Um livro muito interessante que conta minha história, meu período enquanto prefeito. Um livro que conta que a política brasileira pode ter jeito; basta trabalhar sério para as pessoas".

Entenda o caso


Ruy Muniz foi preso dia 18 de abril durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, um dia após a esposa e deputada federal Raquel Muniz dizer na votação do processo de impeachment que o marido é exemplo para o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga