Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Tribunal rejeita pedido da Câmara Municipal para anular decisão que retornou Jimmy Murça ao cargo de prefeito

(Por Luís Cláudio Guedes) O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recusou no início da noite da sexta-feira (10) recurso conhecido como agravo de instrumento em que a Câmara de Vereadores local contestava decisão da então juíza substituta da Comarca de Manga, Ludmila Linz Grilo, que suspendeu, no início do de maio a cassação do prefeito Jimmy Murça (PCdoB).
Com a liminar, o prefeito Jimmy, cassado pelos vereadores em novembro de 2013, conseguiu finalmente retomar o cargo para o qual foi eleito nas últimas eleições municipais. Para colocar ponto final na crise política que o município atravessa desde então, o TJMG decidiu por manter Murça no Cargo, ao confirmar a decisão da juíza substituta da Comarca de Manga. Desde o primeiro afastamento de Jimmy, o gabinete do prefeito de Jaíba assistiu ao interminável rodízio de sete titulares no cargo de prefeito. A dança das cadeiras chegou ao sétimo revezamento de comando no município (Jimmy Murça/Júnior Leonir/Enoch Lima/novamente Jimmy/Enoch Lima/Valdemir Soares/ e finalmenteJimmy).
A tentativa de apear o prefeito Jimmy mais uma vez do poder foi liderada pelo vereador Valdemir Soares da Silva (DEM), o atual presidente da Câmara Municipal. O vereador ocupou o cargo de prefeito interino por seis, entre dezembro do ano passado e maio deste ano – logo após a prisão do então prefeito Enoch Lima (PDT), às vésperas do Natal. Enoch, que era o vice de Jimmy Murça, foi forçado a renunciar pelo Ministério Público nas tratativas que resultaram na sua delação premiada sobre práticas de corrupção durante seu mandato de interino.


Continua...
Valdemir Soares relutou em assumir a vaga aberta com a prisão de Enoch Lima e chegou mesmo a enviar consulta ao Tribunal de Justiça para medir a legalidade do ato. Naquela ocasião, o desembargador plantonista da quarta câmara do TJMG, Wanderley Salgado de Paiva, determinou a posse do sucessor imediato do prefeito, o vereador Valdemir Soares da Silva.
O vereador não queria ser prefeito, mas depois que chegou lá parece ter tomado gosto pela coisa. Ele tentou buscar no tapetão mais um afastamento de Jimmy Murça. Valdemir queria voltar para o gabinete do prefeito. Segundo o site apurou, o motivo é muito simples: ele pretendia usar a cadeira como plataforma de lançamento do seu nome para concorrer ao cargo de prefeito em outubro próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira