(G1) Um radialista flagrou uma quantidade de lixo hospitalar descartado irregularmente no Bairro Santo Antônio, em Janaúba (MG). No vídeo, feito por José Ambrósio Prates, na segunda-feira (23), é possível ver seringas e embalagens de medicamentos, além de outros materiais.
“Contei mais de 80 seringas, luvas, bisturis, coletores e até cateteres, material sujo e usado, que coloca em risco a saúde da população e principalmente das crianças, que passam pelo local com frequência, inclusive para ir a escola”, fala.
José Ambrósio conta que os moradores disseram que o material foi deixado na Rua Goiás por um carroceiro. “Depois que fiz o vídeo, colocaram fogo no lixo, que foi recolhido por um caminhão da Prefeitura, mas é preciso que os culpados sejam punidos, é uma situação inadmissível”, diz o radialista.
Nota da redação: Nas imagens é possível ver papeis que fazem referência ao Centro Oftalmológico de Janaúba. O G1 entrou em contato com a clínica e o diretor, Helber Caldeira, informou que pertencem à unidade de saúde apenas os papeis e embalagens de papel, recolhidos pela Prefeitura como lixo comum, e que há 15 dias houve problemas com a coleta dos resíduos.
Em relação aos demais matérias que aparecem no vídeo, Helber destacou que não são utilizados em procedimentos feitos na Clínica, que conta com uma empresa especializada e credenciada junto aos órgãos sanitários que recolhe o lixo perfuro-cortante.
“Os papeis que aparecem nas imagens foram associados indevidamente com os demais materiais, estamos há 15 anos no mercado e sabemos como funciona o gerenciamento de resíduos, somos credenciados junto ao Ministério da Saúde e precisamos estar com as nossas obrigações em dia”, destacou Helber.
O G1 também entrou em contato com a Prefeitura de Janaúba. Alessandro Aguiar, coordenador da Secretaria de Serviços Urbanos, afirmou que uma equipe foi até o local para verificar o descarte irregular, mas o material havia sido queimado. Os resíduos foram recolhidos e descartados.
Alessandro Aguiar disse também que a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada, juntamente com a Vigilância Sanitária, para apurar os fatos e punir quem tiver feito o descarte. Classificou o ocorrido como “absurdo” e disse que todas as providências estão sendo tomadas.
So tem vagabundo na Prefeitura. Ninguem faz nada certo. Nao exidte coleta seletiva de nada, tudo e uma merda mesmo. Todos dias eu mesmo colho o lixo na beira do trevo, nas beiras das rodovias, dentro das ruas do Sao Lucas e Clarita. Ate a coleta do lixo e mala feita, jogam os tambores no meio da rua e mesmo uma depravação os trabalhos da Prefeitura.
ResponderExcluirDeveria mesmo colocar na cadeia essas pessoas que ganham dinheiro publico e não trabalham corretamente.
Nao cortam os matos, veja só o barranco do Boa Vista. veja que tragedia o lixo para-brisas de carros, para lambas de veículos e para-choques jogados por comerciantes enfrente o mercado. |Cade a fiscalização?.
Ninguem tirta a bunda do sofá pra nada, só ar condicionado. A equipe de Duzinho parece que ta colocada nele e não sai da sala nem para falar assuntos particulares, são mesmos uns preguiçosos. Nao temos coragem de convidar ninguém, nenhum empresario para visitar nossa cidade. É vergonhoso. Nada funciona.
Agora ver funcionarios da Prefeitura chegando e saindo a hora que quiser, nao indo trabalhar, comprando atestados por R$10,00 para matar a sexta feira é mesmo uma falta de pulso ç de nosso executivo.
Jamauba ta mesmo perdida com essa gente toda que ta ai. Pior ainda são os pretendentes candidatos que se apresentam
Essa eleição sera dos jovens e os jovens não aceitarão velhos gagás na Prefeitura mais.
Chega disso.. chega de atraso de vida, queremos progresso..
ACORDA JANAUBA