Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

TRÊS ANOS DE OBRAS DE TUBULAÇÃO DO DIG

(Por Alex Otaviano Gatinho) Vergonha, desleixo, falta de competência, falta de credibilidade política, são tantos adjetivos que podemos pronunciar para a atual administração da CODEVASF.
No dia 07 de junho de 2013, a CODEVASF anunciou licitações de R$ 50 milhões para melhorar eficiência do perímetro irrigado do Gorutuba. Com a licitação, a CODEVASF deveria ter realizado a substituição de parte do canal principal do perímetro e de toda a rede de canais secundários e acessórios por tubulação pressurizada. Além dessas substituições, deveria ter implantado um sistema automatizado de controle e monitoramento de água nas estruturas de canal, e um sistema de medição de consumo de água.
No dia 30 de maio de 2014, as 10h00min, no auditório da ABANORTE - Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, durante a 33ª ExpoJanaúba, foi assinado a Ordem de Serviço para inicio das obras da reforma estrutural do Perímetro de Irrigação Gorutuba. A obra será realizada pelo PAC2.
A incompetência do Superintendente da CODEVASF Sr. DIMAS RODRIGUES, é evidente. É profundamente lamentável que o povo de Janaúba tenha que passar por tudo isso, merecemos uma administração mais humana, que realmente trabalhe em prol do mais humilde e carente.
A barragem Bico da Pedra, encontra-se em estado de emergência, segundo informações do DIG do dia 07 de março de 2016, a cota da barragem é de 541,85, e a cota do "nível morto" é de 535, ou seja, estamos muito próximos de uma crise hídrica.
A tubulação do Projeto Gorutuba, amenizaria a situação, pois evitaria a evaporação natural dos canais, bem como o desperdício em razão da má manutenção, trazendo assim uma economia considerável do consumo da água.
Infelizmente vivemos em um país de políticas, podres, sem éticas, e moralidade, cujo para manter a maquina do "poder", é necessário a nomeação de "figurões políticos". Como uma autarquia de enorme importância regional pode ser comandada por uma pessoa que sequer tem qualquer conhecimento técnico funcional. É lastimável, que para manter o "poder", o PMDB tenha que nomear "figurões políticos inúteis", para comandar a CODEVASF e trazer assim enorme prejuízo aos cidadãos.
A ausência desta importante obra, provoca enorme prejuízo a toda economia local. O Poder Público deveria "abrir os olhos", e verificar que suas "vaidades" e "escolhas", podem em um futuro próximo levar nossa amada cidade de Janaúba a um colapso financeiro e talvez a falência.

Comentários

  1. Se tínhamos um político da terra no topo do poder e não conseguimos nada pó que vamos repetir o erro. Paulo Guedes ganhou votos das vcs d'água distribuídas pela codevasf em troca de votos e o majoritário faz tudo para mov pq quer ser prefeito de mov e nós como ficamos. Chega de picaretagem. Queremos gente nova e culta no poder. Acorda janauba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga