Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Projeto desenvolvido no Norte de Minas vence a 6ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade

Projeto que estimula a reciclagem
foi implantado em Glaucilândia.
Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar. Esse é nome do projeto da Emater-MG vencedor da sexta edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade. O trabalho é desenvolvido em Glaucilândia, Norte de Minas, e busca orientar os agricultores rurais sobre a necessidade de manter limpo os quintais de suas propriedades para evitar situações de risco. A premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (23/03), em Belo Horizonte.
Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck é uma iniciativa da Revista Ecológico, publicação jornalística voltada para a sustentabilidade. Nesta última edição, o tema do prêmio foi “Pelas Águas do Planeta: da Caixa D’Água do Brasil à Terra das Cataratas”. Participaram da disputa 78 projetos de 13 estados brasileiros. Eles concorreram em 15 categorias.
A Emater-MG ficou em primeiro lugar na categoria Destaque Estadual. Para o extensionista da Emater-MG em Glaucilândia, Antônio Dumont, a conquista valoriza o trabalho realizado e estimula sua continuidade. “No ano de 2014, um outro projeto inscrito por nós ficou entre os finalistas. Neste ano, conseguimos ser premiados. Mas antes de mais nada, o que importa é mostrar para sociedade que é possível desenvolver ações importantes e eficientes por menor que seja o investimento”, diz.

Menos lixo, menos riscos
O projeto foi implantado para evitar situações de risco nas propriedades rurais. Entre elas estão: focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya; acidentes domésticos ocorridos, principalmente, com crianças; destinação errada de resíduos, como a queima de plásticos e papel, o que diminui a fertilidade do solo.
Por meio do projeto é feita a coleta de resíduos nas propriedades. Desde de março de 2015 foram recolhidos 750 quilos de alumínio, uma tonelada de papelão, uma tonelada de plástico e 2,5 toneladas de ferro velho. A coleta é realizada por um caminhão cedido pela prefeitura de Glaucilândia e o material é levado para uma empresa, em Montes Claros, que dá o tratamento adequado aos resíduos.
“Os produtores separam os materiais reciclados nos quintais para pesagem. O peso é convertido pela equivalência dos produtos através de uma tabela de preços fornecida por uma empresa parceira que adquire os materiais. O recurso é utilizado na aquisição das espécies de mudas frutíferas e pintainhas”, explica Dumont.
O projeto é desenvolvido em 188 propriedades. Os produtores recebem mudas frutíferas para a implantação de pomar doméstico, sementes de hortaliças e pintinhos. Já foram distribuídas 1.500 mudas frutíferas, como limão, laranja, banana prata, jabuticaba, manga, pequi e goiaba. Também foram doadas 1.200 pintainhas e 80 kits de sementes de hortaliças. “É um projeto de educação socioambiental, que motiva a produção de alimentos a custo zero e oferece destinação adequada para materiais recicláveis”, destaca Dumont.
De acordo com o técnico da Emater-MG, foram implantados 108 pomares e 80 hortas. Ele ainda ressalta que houve a diminuição de focos de dengue, redução de acidentes domésticos e melhoria na alimentação das famílias.

Quintal Limpo
A filha e os dois netos da produtora Lindalva Dias Gonçalves tiveram dengue. Situação pela qual ela não quer passar de novo. Assim que ficou sabendo do projeto da Emater-MG, a produtora se interessou. “A gente tem a mania de guardar tudo e as coisas vão sendo amontoadas. Eu não sabia o que fazer com tanta coisa”, conta Lindalva. Mas, agora, a produtora não tem dúvidas. “Eu mesmo levou tudo para o escritório da Emater-MG, pois moro bem pertinho”.
De acordo com Lindalva, o quintal da propriedade dela está limpo e livre de situações de risco. Além disso, ela implantou um pequeno pomar com as mudas frutíferas que recebeu por meio do projeto da Emater-MG. “Essa ação melhora a qualidade de vida da gente tanta com relação à saúde quanto na alimentação”, diz.
O projeto Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar é desenvolvido pela Emater-MG em parceria com a Promotoria Ambiental de Justiça, Copasa, Faculdades Santo Agostinho, Fábrica de Cimento Lafarge, Instituto Estadual de Florestas-IEF, associações comunitárias, Prefeitura de Glaucilândia, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e Conselho Municipal de Meio Ambiente. (Agência Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga