Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Sedru conclui estudo que aponta as melhores soluções para a destinação do lixo em cidades do Norte de Minas

Levantamentos feitos nos 35 municípios que integram o Codanorte apontaram estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos na região

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) entregou ao Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), um estudo que aponta as melhores soluções para o tratamento de resíduos sólidos nos 35 municípios que integram o consórcio.
O “Estudo de Concepção de Serviços de Infraestrutura de Sistemas Integrados de Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos” define as condições que assegurem a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para a implantação de um sistema de processamento e/ou destinação final de resíduos sólidos, de acordo com a realidade da região.
O secretário Tadeu Martins Leite explica que foram verificados diversos cenários que variavam de acordo com a quantidade de lixo gerado, número de aterros, de unidades de triagem e de transbordo, distância a ser percorrida, logística necessária e custo da tonelada do lixo. “Este estudo visa procurar a solução mais adequada tecnicamente para as localidades consorciadas, que seja mais econômica, dentro dos padrões ambientais desejáveis, e que alcance a máxima eficiência econômico-financeira”, afirma.
Para o presidente do Codanorte e prefeito de Patis, Vinícius Versiani de Paula, este estudo de concepção foi fundamental para mapear as condições de coleta e disposição de lixo, que são diferentes em cada cidade e propor as medidas necessárias para a adequação destes sistemas. “Precisamos deste apoio do Governo de Minas para encontrar uma saída para o problema do lixo, sobretudo, diante das exigências da Política Nacional de Resíduos, deste cenário de escassez de recursos e de pouca experiência técnica das prefeituras”, disse.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga