Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Secretaria de Saúde descarta caso relacionado ao vírus da zika em MG

(G1) A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou, nesta quinta-feira (11), um caso relacionado ao vírus da zika em uma criança recém-nascida, em Curvelo, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com o órgão, “a mãe não apresentou intercorrências no pré-natal e o recém-nascido teve crescimento e desenvolvimento dentro dos padrões de normalidade”.
Dessa forma, a SES-MG e a Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo informaram à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e solicitaram uma revisão no diagnóstico laboratorial, que realizou um exame mais específico e informou ao Ministério da Saúde, retirando do boletim esse caso de Minas Gerais. A SES-MG foi informada sobre o resultado negativo do exame laboratorial.
No dia 14 de janeiro de 2016, a SES-MG divulgou que duas pessoas haviam contraído o vírus da zika: uma gestante de Ubá, na Região da Zona da Mata, e o recém-nascido de Curvelo. Veja o boletim atualizado no último dia 5.

Dengue e chikungunya
Em 2016, Minas Gerais registrou até o dia 5 de fevereiro 47.261 casos prováveis de dengue e duas mortes. Em relação à febre chikungunya, 203 casos foram notificados neste ano: 113 desses já foram descartados e 90 seguem em investigação. Ainda não existem casos com transmissão dentro do estado confirmados da doença. Com relação ao vírus da zika, todos os 44 casos notificados em 2016 seguem sob investigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga