Suspeito de matar primo e arrancar suas orelhas por suspeita de macumba é preso após um mês em fuga na mata de Pintópolis

Imagem
Em um desfecho que trouxe alívio à família de José Martins Vieira, um homem de 62 anos brutalmente assassinado em agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta quinta-feira (18) o principal suspeito pelo crime chocante ocorrido na zona rural de Pintópolis, no Norte de Minas Gerai s . O autor do homicídio, primo e vizinho da vítima, de 58 anos, foi localizado em uma área de mata densa na comunidade Para Terra 2, após mais de um mês foragido. A prisão foi resultado de uma denúncia anônima e contou com a colaboração de populares que ajudaram a contê-lo. O crime, que abalou a pequena comunidade agrícola de Pintópolis, aconteceu no dia 18 de agosto, uma segunda-feira fatídica. José Martins Vieira, um lavrador respeitado na região, foi atacado em sua própria propriedade rural por seu primo, com quem mantinha uma relação de vizinhança há anos. Segundo relatos da Polícia Militar (PM), o agressor, movido por uma crença irracional, acusou a vítima de praticar “macumba” – um ritual de f...

Campanha “Outubro Rosa” é lançada no Centro Viva Vida

O mês de outubro marca a importância da conscientização da mulher sobre o câncer de mama em todo o Brasil. Conhecido por "Outubro Rosa", a campanha sobre o tema tem como foco as mulheres entre 40 a 69 anos de idade. Por isso, elas são estimuladas a se informar e fazer o exame de mamografia. Pensando na saúde da mulher e visando buscar a conscientização da classe em relação a essa prática simples que pode salvar muitas de vidas, a Prefeitura de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou na noite de quarta-feira, 7 de outubro mais uma edição da referida campanha “Outubro Rosa”.
A solenidade foi no Centro Viva Vida, na avenida Brasil, centro da cidade e contou com a presença de profissionais da saúde e autoridades, como o prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, Gilson Urbano – secretário municipal de Saúde, o chefe de gabinete, Paulo Nunes, Vívian Souto Lopes, coordenadora do Viva Vida, pastor Clesius - presidente do Conselho de Pastores de Janaúba, vereador Adauri Cordeiro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Tiago Simões - coordenador do Promama do Hospital Dilson Godinho de Montes Claros e Geraldo Silveira - representante do Conselho Municipal de Saúde.
Presente à solenidade de lançamento da campanha “Outubro Rosa”, Gilson Urbano - secretário municipal de Saúde ressaltou a importância da prevenção pelas mulheres todos os dias.
De acordo com ele todos os anos inúmeras mulheres são mortas acometidas por dois tipos de câncer: o de mama e o colo do útero. Lembrou que é preciso dizer principalmente aos homens que as mulheres precisam chegar ao serviço de saúde. Urbano comemorou a reorganização da carteira de serviços do Viva Vida que ano chegou a funcionar com apenas 30% dos serviços ofertados, bem como, a climatização da sala de espera do local o que representa maior comodidade aos pacientes.
Rodrigo Rodrigues, então prefeito em exercício de Janaúba, destacou o trabalho da Secretaria de Saúde e equipe com a campanha “Outubro Rosa” ao enfatizar as ações em prol da prevenção do câncer de mama que mata tantas mulheres no país. Reconheceu que Janaúba é hoje, referência em saúde e educação na região da Serra Geral de Minas ao afirmar que nunca se “fez tanto” pela saúde no município numa alusão aos investimentos realizados no setor.

Diagnóstico
A cada dois anos, recomenda-se que as mulheres de 50 a 69 anos realizem mamografia de rastreamento, e anualmente se submetam ao exame clínico das mamas, procedimentos que podem ser feitos no Viva Vida.
Em Janaúba as unidades de saúde participam da campanha a fim de facilitar a conscientização do público feminino, que é alvo das ações de prevenção e combate ao câncer de mama.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.

Prevenção
Em se tratando da prevenção, a orientação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.
Ainda segundo o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro