Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Sedinor quer potencializar cafeicultura no Norte de Minas

(SEDINOR) A microrregião do Alto Rio Pardo, no Norte de Minas, tem atraído investidores interessados em produzir café de qualidade e em grande quantidade. Com uma área plantada que já aproxima dos 5 mil hectares, o município de Ninheira e seu entorno já podem ser considerados a nova fronteira da produção de café no Brasil. Segundo produtores da região, é possível ampliar essa área para 15 mil hectares, mas, para isso, eles precisam contar com o apoio do Estado para suprir as demandas de água e energia suficientes para a produção. A estimativa é que, com todos os investimentos necessários, a atividade gere cerca de 45 mil novos empregos na região.
Na manhã dessa quinta-feira (28/5), o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, recebeu empresários interessados em produzir café no Alto Rio pardo. Paulo Zacaner, Manoel Hernandes e Luiz Monguilod, da empresa Zacaner Hernandes, afirmaram estar dispostos a potencializar a cafeicultura na região, mas precisam desse apoio em infraestrutura para viabilizar os investimentos.
O secretário Paulo Guedes afirmou que, em breve, o Governo Federal vai retomar as obras da Barragem de Berizal, que poderá impulsionar a agricultura na região. Prevista para acumular 339 milhões de m3, a barragem vai perenizar o Rio Pardo e abastecer a população dos municípios de Taiobeiras, Berizal, Indaiabira, Ninheira, São João do Paraíso e Rio Pardo de Minas, além de permitir a irrigação de cerca de 10 mil hectares de terra.
Paulo Guedes também se comprometeu a discutir com a Cemig medidas para garantir a ampliação das redes de transmissão de energia. “A Sedinor tem como uma de suas missões incentivar e potencializar o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e, para isso, vamos tentar viabilizar todas as parcerias possíveis”, disse.

Produção acima da média nacional
No mês de março, o secretário esteve no município de Ninheira, quando conversou com produtores de café e visitou algumas propriedades. “O Norte de Minas tem um grande potencial para a cafeicultura. Em Ninheira, a produção chega a 75 sacas, por hectare, enquanto que a média nacional é de 28 sacas. É preciso buscar meios de fomentar esse setor na região”, declarou.
A qualidade do café produzido no Alto Rio Pardo também tem surpreendido os exportadores do produto. Segundo o empresário Ricardo Tavares, “a qualidade se equipara aos melhores cafés do Cerrado, que são considerados os melhores do Brasil”.
Outro fator que chama a atenção nas lavoras de café de Ninheira é o plantio consorciado com mudas de mogno africano, que produz o chamado café sombreado. A diferença é o amadurecimento prolongado, sem tomar sol diretamente, o que faz com que o grão ganhe qualidade superior e gosto mais adocicado. Além disso, após 15 anos, já é possível cortar a madeira do mogno que estará no ponto de venda para o mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga