Segue preso em Francisco Sá suspeito de matar sargento Roger Dias; audiência é adiada para setembro

Imagem
A audiência de instrução de Welbert de Souza Fagundes, acusado de assassinar o sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Roger Dias da Cunha, foi adiada nesta quarta-feira (20/8). O procedimento aconteceria de forma virtual, mas uma falha no contato com o advogado de defesa interrompeu a sessão. A Justiça marcou nova data: 19 de setembro de 2025, às 13h30, no 2º Tribunal do Júri Sumariante, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Enquanto aguarda julgamento, Welbert permanece detido na penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerai s . Na audiência adiada, estavam previstas as oitivas de dez testemunhas, entre acusação e defesa. Apenas uma chegou a prestar depoimento. A expectativa era de que Welbert se mantivesse em silêncio durante todo o interrogatório, inclusive em relação a possíveis questionamentos da própria defesa. O depoimento do réu seria a última etapa antes da fase de alegações finais e do agendamento do Tribunal do Júri, onde poderá ser condenado ou abso...

DIMAS BALANÇA, MAS NÃO DEVE CAIR

A troca de comando na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) não deve afetar, pelo menos no curto prazo, a superintendência da autarquia em Minas Gerais, hoje sob o comando do ex-prefeito de Janaúba Dimas Rodrigues, do PMDB. 
O economista e ex-vice-governador do Piauí Felipe Mendes, ligado ao senador Ciro Nogueira (PP/PI), assumiu o comando da estatal na quinta-feira (21), aqui em Brasília, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Integração, Gilberto Occhi, além de senadores e deputados da bancada nordestina. 
O mineiro Dimas Rodrigues, que acaba de completar cinco anos no cargo, pode ganhar uma sobrevida no comando da autarquia federal em razão de uma dessas circunstâncias que tornam a política brasileira assunto para poucos entendidos: é que o PP, responsável pela indicação de Felipe Mendes para a presidência da Codevasf, é da base aliada de Dona Presidenta no plano federal, mas ácido inimigo do petismo lá pelas bandas das Minas Gerais - atualmente sob a batuta do petista Fernando Pimentel, em aliança com o PMDB do vice Antônio Andrade.    
O PP mineiro é aliado de primeira hora do senador Aécio Neves (PSDB) e tem como figura de proa no estado o ex-governador Alberto Pinto Coelho. Sem chances dessa turma botar as mãos na seção mineira da autarquia – embora o PP tenha exigido a condição de porteiras fechada para assumir a empresa responsável pelas políticas públicas voltadas para boa parte do semiárido brasileiro.

Demissão de Elmo irrita PT baiano
O presidente da Codevasf, o baiano Elmo Vaz Bastos de Matos, que fora indicado pelo Ministro da Defesa Jaques Wagner, em maio de 2012, foi praticamente enxotado pelo Palácio do Planalto do comando da empresa, segundo consta, pela necessidade que o governo tem arrebanhar de votos a favor das medidas de ajuste fiscal em tramitação no Congresso.
A demissão de Vaz irritou a bancada baiana no Congresso Nacional e representou derrota política não pequena para o ministro Jaques Wagner. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) reclamou da forma como o governo federal conduziu a troca no comando da empresa e disse que vai tentar reverter a nomeação. O sentimento geral é que a Bahia, que deu a maior votação proporcional à presidente Dilma Rousseff nas últimas eleições, foi desprestigiada. Tudo em nome do arrocho fiscal, que virou a única e visível obsessão do governo. É muita pimenta no acarajé.



Luís Claudio Guedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira