Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Rio Pardo de Minas: Governo resolve entraves e entrega 50 casas

Após solucionar pendências deixadas pela gestão passada, Sedru e Cohab entregam conjunto habitacional que estava concluído
 
Secretário Tadeu Martins Leite participa da
inauguração de conjunto da Cobah em Rio Pardo de Minas.

(ASCOM MG) Uma ação articulada entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), Copasa, Copanor e Cemig permitiu a inauguração do Conjunto Habitacional Bela Vista no município de Rio Pardo de Minas, que vai beneficiar 50 famílias. Após dois anos de conclusão da obra, o Governo do Estado, por meio da Coohab-MG, fez a entrega das casas, que teve investimentos de R$ 2,4 milhões, com contrapartidas do Governo Federal, Estado e prefeitura.
Representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, destacou que, em menos de 100 dias, as questões burocráticas que impediam a inauguração do residencial foram resolvidas pelo novo governo. “A pedido do governador, sentamos com todos os entes e empresas públicas envolvidas, para tentar destravar os problemas que fizeram com que tantas pessoas adiassem o sonho de terem a casa própria” disse.
Ao assumir a secretaria no início do ano, Tadeu Martins Leite encontrou problemas de gestão, que estavam impedindo a entrega das casas construídas pela Cohab. “Quando entrei na Sedru, me deparei com 51 conjuntos habitacionais parados, sem condições de entrega à população, porque a Copasa não tinha instalado água e esgoto e a Cemig não tinha feito as ligações de energia. Em pouco tempo, já inauguramos três destes conjuntos e vamos privilegiar o diálogo e as ações sincronizadas para entregar os demais que ainda estão pendentes” destaca.
O secretário ressaltou ainda a importância destas casas para as famílias beneficiadas. “Fico realizado por ver a felicidade destas pessoas, que agora terão um teto para criarem seus filhos. Elas lutaram e sonharam a vida toda por uma casa própria. É isso que nos move e é este o objetivo do governador Fernando Pimentel. Ainda temos muito que fazer, mas acabamos de chegar, e não tenho dúvidas que vamos cumprir a meta de reduzir o déficit habitacional do Estado de Minas Gerais”. Tadeu Martins Leite lembrou ainda que existem outras metas do Governo do Estado na microrregião do Alto Rio Pardo, a exemplo das regularizações fundiárias, “que são um entrave para o desenvolvimento”, observou.
O evento contou com as presenças do prefeito de Rio Pardo de Minas, Jovelino Pinheiro, do vice-prefeito Geraldo Cantídio, do coordenador do escritório da Cohab Minas na região, Gerson Olemberg, do secretário-adjunto da Sedru, João Batista, do presidente da Câmara Municipal, Juscelino Miranda, demais vereadores e secretários municipais.

Sonho realizado
Sidnéia dos Santos Silva foi uma das beneficiadas com uma casa no Conjunto Bela Vista. Mãe de três filhos menores de idade, um deles deficiente visual, ela conta que viveu durante muitos anos de aluguel e teve que se mudar várias vezes. “Na minha condição, não teria capacidade de comprar nem um lote. Uns falam que aqui é longe, mas esta casa é minha”. O sentimento de felicidade foi compartilhado por Daniela Lopes, também beneficiada: “É muito bom dizer que esta casa é minha. Vai mudar tudo na minha vida”.
Késia Nélia Batista morou durante cinco anos com a sogra, desde quando se casou, e agora vai ter uma casa própria para viver ao lado do marido e da filha. “Para chegar até aqui, tive que  acreditar em muita coisa, e hoje comemoramos esta realização”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo