Jaíba: Operação do MPMG desmonta organização criminosa
![]() |
Acusados estariam infiltrados na prefeitura municipal Entre os implicados está o advogado Hudson Araújo, secretário de Saúde. |
A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação desta manhã envolveu seis promotores de Justiça, dez servidores da instituição e sessenta policiais militares.
A estimativa inicial é de que o dano imposto ao município supere R$ 10 milhões, envolvendo prioritariamente desvio de recursos destinados às áreas da saúde e construção civil. Segundo as investigações, os líderes do grupo criminoso são secretários municipais e outros servidores públicos que atuam em associação com os principais prestadores de serviço do município.
Em 2013, durante a operação Agosto, o Poder Judiciário local já havia determinado o afastamento do então prefeito e de seus principais assessores. Naquela oportunidade, também foi decretada a prisão preventiva de um ex-prefeito e de seu irmão, de um vereador e de um empresário.
Ração de Papagaio - O nome dado à operação faz referência ao código utilizado por um dos secretários municipais ao pedir o pagamento de propina a determinado fornecedor.
Comentários
Postar um comentário