Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Ex-prefeito de Januária é flagrado descumprindo prisão domiciliar

(O Tempo) A Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais entraram com uma representação na Justiça de Januária, pedindo nova prisão preventiva de Maurílio Arruda, ex-prefeito da cidade, por descumprimento de prisão domiciliar.
Arruda teve a prisão preventiva decretada em junho deste ano depois de ser detido durante a Operação Exterminadores do Futuro, e desde agosto estava em prisão domiciliar. De acordo com o delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas, responsável pelo caso, ele é suspeito de participar de um esquema de desvio de recursos destinados a construção e reforma de escolas municipais em Januária.
Segundo Freitas, uma denúncia anônima levou os agentes da Polícia Federal a iniciar o monitoramento da casa de Arruda, em Montes Claros, também no Norte de Minas. Segundo o denunciante, o ex-prefeito estaria saindo do imóvel com frequência e até viajando para fazer campanha política, já que concorre ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano.
A residência foi monitorada durante três dias no início de setembro e a polícia constatou o descumprimento do regime de prisão domiciliar, comprovado por meio de fotos que foram anexadas a um documento da Polícia Federal entregue à Justiça.

Prisão domiciliar
Segundo Marcelo Freitas, depois de ter pedidos de habeas corpus negados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo Superior Tribunal de Justiça, Arruda, que é advogado, recorreu ao Supremo Tribunal Federal. O órgão concedeu liminar convertendo a prisão preventiva do suspeito em prisão domiciliar, sob a justificativa de que, por ser advogado, não poderia ficar detido em uma cela comum.
Assim, em agosto deste ano, depois de cumprir menos de dois meses da prisão preventiva, o ex-prefeito deixou a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana, e passou cumprir prisão domiciliar em Montes Claros.

Pedido
Caso a Justiça acate o pedido feito na representação, Arruda será novamente conduzido a um presídio. A reportagem de O TEMPO tentou contato no telefone do ex-prefeito que consta no cadastro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no entanto, as ligações não foram atendidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo