Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Ruy Muniz denuncia Codevasf e Dnocs

Por Aldeci Xavier

USO DA MÁQUINA
Durante coletiva na manhã de ontem (22), o prefeito Ruy Muniz denunciou o uso de critérios políticos por parte do Governo Federal para beneficiar aliados do Palácio do Planalto. Ele acusou a Codevasf e o Dnocs de reter canos, caixa d’água e bombas que atenderiam a pequenos produtores cadastrados e que estão sem água no município, por critérios políticos. Ele citou que por coincidência, municípios na mesma situação de Montes Claros, a exemplo de Capitão Enéas, Brasília de Minas e São Francisco, cujos prefeitos apoiam candidato do PT, tiveram o decreto de emergência aprovado junto ao Ministério da Integração Nacional, “enquanto para Montes Claros foi negado”. Muniz salientou que centenas e centenas de caixas, canos e bombas estão estocados em terreno da cidade e o atendimento não vem recebendo qualquer tipo de fiscalização.

PROCESSO NA JUSTIÇA
Diante da negativa do Governo Federal de reconhecer Decreto de Emergência de Montes Claros e reter o material já adquirido para ser entregue a regiões que faltam água até para o consumo humano, a exemplo, de Novo Boqueirão, Morro do Chapéu, Degredo, Santa Barbara II, Bico da Pedra, Pipoca, Vargem Formosa, Valentina, Sossego e Campos Elísio, o prefeito Ruy Muniz, informou que está entrando ainda nesta semana, junto a Justiça Federal com “Ação de Obrigação de Fazer” (Ação Ordinária).  Na petição, o chefe do executivo sugere a justiça que o atendimento aos cadastrados e aprovados, seja acompanhado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral para evitar qualquer tipo de exploração política.

EXPLORAÇÃO POLÍTICA
O advogado e presidente do PSDB de Montes Claros, Farley Menezes, comentou que acha prudente que a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral sejam informados e acompanhem a destruição de material de materiais as comunidades rurais, através de órgãos do Governo Federal. Segundo ele, a medida é evitar a utilização dos programas sociais para benefícios políticos. Ele citou como exemplo as próprias denúncias feitas pelo prefeito Ruy Muniz durante coletiva com a imprensa, na terça-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo