Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Ex-prefeito é procurado da Justiça por superfaturamento de escola

Serviços foram contratados, mas não prestados
por empreiteira em acordo com ex-prefeito
(R7) A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu nesta quinta-feira (3) o inquérito que indicia o médico e ex-prefeito de Bocaiúva, Alberto Eustáquio Caldeira Melo, de 58 anos, e mais cinco homens pela participação em fraude em licitação para a construir a Escola Municipal Terezinha de Jesus Duarte, no norte de Minas. Alberto Eustáquio Caldeira está foragido.
Além do ex-prefeito, foram indiciados o ex-secretário Municipal de Fazenda e Finanças, Eduardo Drumond Menezes, de 64 anos; o engenheiro José Márcio Vieira Dias, de 61; os empresários Evandro Leite Garcia, de 53, e Maria das Graças Leite Garcia, de 50, que são donos da Construtora Norte Vale Ltda.; além de Luiz Eduardo Fonseca Motas, de 63, que agia como lobista, intermediando o contato entre a empresa vencedora e a prefeitura.
A delegada Karen Lopes, que conduziu as investigações, afirma que peritos comprovaram o superfaturamento e o não-cumprimento de serviços que estavam previstos.

Indiciamentos
O ex-prefeito, o ex-secretário e o engenheiro José Márcio foram indicados por conceder vantagem ilegal em favor da empresa responsável pela obra e ainda por desviarem verbas públicas. Já o lobista Luiz Eduardo e os empresários Evandro e Maria das Graças foram indiciados por terem concorrido para a obtenção da vantagem ilegal e por desvio de verbas públicas. O casal está preso em Montes Claros por causa do envolvimento em outras fraudes na região.
As investigações começaram durante a Operação Máscara da Sanidade, da Polícia Federal, em dezembro de 2012, que apreendeu 200 procedimentos licitatórios de prefeituras do Norte de Minas. A Polícia Civil assumiu o inquérito em julho de 2013, por se tratarem de verbas públicas municipais e estaduais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga