Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

Secretária de Saúde confirma a construção da sede própria do CAPS em Janaúba

(Por Luiz Cabrine) O município de Janaúba, polo na microrregião da Serra Geral de Minas acaba de ser contemplado com uma unidade de referência para o tratamento de dependentes químicos. Trata-se do Cento de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III. Essa unidade representa importantes ganhos à região que conta com atendimento de forma deficitária.
As informações são da enfermeira com especialização em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Lara Jamille Silveira Silva. Além de ser pólo nessa microrregião, do Norte do estado, região bastante carente, a secretária ressalta que o município de Janaúba que conta com esse importante serviço merece maior atenção e cuidado no tratamento relacionado ao uso de álcool e drogas.
A implantação do CAPS AD III no município janaubense, de acordo com a dirigente da pasta da Saúde, surge da demanda da população, do desejo da administração municipal em organizar, estruturar e garantir um espaço de assistência adequada e humanizada, comprometida com os direitos humanos e qualidade de vida dos usuários, tendo em vista o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Marilena Soares - coordenadora municipal de Saúde Mental no município, explica que, essa rede tem como finalidade a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS AD III é um espaço aberto com atendimento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, aos usuários de crack, álcool e outras drogas. Para tanto, conta com equipamento intermediário entre a atenção básica, o hospital, a Rede de serviços de Janaúba e territórios. É um serviço gratuito, credenciado pelo SUS que atenderá os 15 municípios da Microrregião, segundo a secretária Jamille.
Desta forma, a implantação do CAPS ADIII, como local de acolhimento dos usuários, atuará com empenho na construção e desenvolvimento de ações, que irão de encontro às necessidades tanto dos usuários, quanto de suas famílias e comunidade, preenchendo a lacuna existente no que tange aos cuidados e tratamento desse público-alvo, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, assegura a secretária.
Atualmente, conforme a coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Marilena, o município dispõe para o atendimento da população janaubense, na área da Saúde Mental, de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), um Consultório na Rua, uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Com a pactuação desse serviço, a população é assistida com mais esse serviço na área da Saúde Mental, afirma a secretária.
Ela informa ainda que, no ano de 2013 foi elaborado projeto de construção da sede própria do CAPS ADIII e encaminhado ao Ministério da Saúde, sendo aprovado. Em janeiro deste ano o município foi contemplado com uma parcela do recurso total de R$ 1 milhão de reais, valor da obra, que será edificada em terreno cedido pela prefeitura, localizado próximo ao Hospital Regional de Janaúba.
O recurso é oriundo do Ministério da Saúde. A Portaria que dispõe sobre o funcionamento do CAPS é a 336/GM de 19 de fevereiro de 2002, e a Portaria 615 de 15 de abril de 2013 que dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento para construção de CAPS.
A secretároa e a coordenadora ressaltam que esse é um serviço de grande relevância para Janaúba, pois o uso abusivo de álcool e outras drogas atualmente se tornou uma importante demanda na saúde pública do país. “Com certeza a implantação desse serviço contribuirá significativamente no tratamento de dependentes químicos e será um grande avanço no sistema de saúde, especialmente na Saúde Mental, do nosso município e região da Serra Geral”, observa Lara e Marilena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro