Tecnologia usada em Janaúba para ultrassonografia vira tema de documentário da Nasa
![]() |
Minas é referência para a Nasa no uso do método Point of care, comum apenas em missões espaciais |
Intitulado “Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”, o filme está sendo gravado pela equipe da Space City Films, grupo que presta serviços à Nasa, e conta com a participação do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e de representantes da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas e referência estadual na prestação de serviços de alta complexidade.
A tecnologia da Ultrassonografia Point of Care, até então utilizada apenas no cuidado com a saúde de astronautas que participam de missões espaciais, está sendo empregada em caráter inédito no Brasil pelo Governo de Minas, por meio do Projeto Ecos dos Gerais, envolvendo a capacitação de 200 médicos que atuam em hospitais, unidades básicas de saúde e no Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Em entrevista concedida ao presidente da Space City Films da Nasa, Marc Havican, na sede do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), o secretário Antônio Jorge destacou que a iniciativa do Governo de Minas parte da compreensão de que “a incorporação de novas tecnologias aos serviços de saúde deve estar aliada aos investimentos financeiros”, visando a racionalização econômica e obtenção de melhores resultados no atendimento às demandas da população.
O secretário explicou que a escolha do Norte de Minas como região pioneira na introdução da ultrassonografia Point of Care em hospitais e unidades de saúde leva em conta o fato de a região já possuir um serviço de urgência e emergência organizado e, ainda, que algumas comunidades estão localizadas até 400 quilômetros distantes de Montes Claros. Com a utilização da tecnologia desenvolvida pela Nasa, os profissionais de saúde, mesmo os não especialistas, podem realizar exame de ultrassom emergencial à distância. O médico pode ainda, em tempo real, se comunicar com profissionais de uma central que realizarão um diagnóstico mais seguro e indicarão, de forma rápida e compartilhada, o melhor tratamento do paciente.
Pioneirismo
O projeto Ecos Gerais, lançado em junho de 2013, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o grupo World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), organização sem fins lucrativos, presente em mais de 50 países. A ação tem como objetivo estabelecer um sistema de telemedicina para apoiar as áreas rurais, unidades móveis de saúde e a rede hospitalar.
O programa, que está sendo implantado de forma pioneira, permitirá a realização de ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janaúba, na atenção primária do município de Manga e nas unidades de suporte avançado do Samu Macro Norte com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário