Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Tentativa de fuga na cadeia de Espinosa

A tentativa de fuga dos detentos da cadeia de Espinosa, região Norte do Estado, terminou frustrada na madrugada de sexta-feira (16). Utilizando uma engenhoca montada com a base do motor de um ventilador, os detentos fizeram um buraco em uma das celas e tentaram fugir pelo corredor principal.
A manobra só não deu certo porque o barulho da hélice triturando o concreto chamou a atenção do agente penitenciário que trancou as portas de segurança e acionou reforço. “O agente desconfiou do barulho e trancou a porta de aço. As polícias Civil e Militar foram acionadas e conseguimos evitar a fuga em massa”, contou o escrivão Geraldo Ronny dos Fernandes.
A cadeia, que é de responsabilidade da Polícia Civil, abriga 40 detentos, o dobro da capacidade. Os presos ficam sob a vigilância de apenas um agente penitenciário por turno. No local com apenas três celas, há pessoas em cumprimento de pena e outras aguardando julgamento. “Estamos aguardando vagas em outras unidades prisionais”, completou o escrivão.
Após a fuga impedida, uma revista foi realizada na cela. Apenas a furadeira improvisada foi apreendida. A área foi isolada e os detentos remanejados para as outras duas celas. Na sexta, os agentes penitenciários tamparam o rombo na parede.
Conforme informações da Polícia Civil nenhum detento fugiu e a situação está sob controle. Ainda de acordo com o órgão, a expectativa é de que a unidade passe para responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) até o fim do ano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga