Jaíba pode perder agência do Itaú após fechamento do Bradesco e teme impacto na economia local

Imagem
Exclusivo: Itaú deve fechar agência em Jaíba em outubro Com informações do  site Jaíba News Depois de perder a agência do Banco Bradesco no início deste ano, Jaíba enfrenta mais uma ameaça ao seu sistema bancário. Informações que circulam entre clientes e empresários locais indicam que o Banco Itaú deve encerrar as atividades de sua agência na cidade já em outubro de 2025. Embora o fechamento ainda não tenha sido confirmado oficialmente, a possibilidade preocupa comerciantes, produtores rurais e a população em geral. Nossa equipe entrou em contato com a gerência local do Itaú, mas até o momento não obteve resposta formal. O que se sabe é que, apenas em 2025, o banco fechou 120 agências em todo o país, sendo 12 somente na capital mineira e na região metropolitana. Há previsão de que outras cidades de Minas Gerais também sejam afetadas. Por que Jaíba? A possível saída do Itaú levanta questionamentos sobre o cenário econômico da cidade e o interesse de grandes instituições financeiras...

Novas prisões são decretadas pela PF em Janaúba

A Polícia Federal em Montes Claros prendeu 14 envolvidos em supostas fraudes em licitação
A Polícia Federal cumpriu, na tarde de anteontem, mais um mandado de prisão preventiva de três dos alvos da operação Sertão Veredas. A iniciativa, deflagrada em 27 de maio, teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desviava recursos de seis municípios do Norte de Minas: Montes Claros, São Francisco, Itacarambi, Januária, Manga e Janaúba em Minas Gerais, além de Vitória da Conquista e Prado, na Bahia, e Guarapari, no Espírito Santo.
Nesta semana, três dos 14 presos preventivamente no fim do ano passado sofreram novo revés. Foram decretadas as prisões do empresário, Marcus Vinicius Crispim, conhecido como Corby e apontado como cabeça do grupo, David Gonçalves Taboadas e Rudimar Barbosa, ex-prefeito de Itacarambi, na região. Eles permanecem no presídio regional de Montes Claros.
O novo mandado foi cumprido contra os três devido à acusação dos crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha, fraudes às licitações e desvio e apropriação de recursos públicos.
De acordo com a Polícia Federal, a prefeitura de Itacarambi, por exemplo, comprou dois ônibus escolares em estado precário, sem licitação, em situação, pelo valor de R$ 40 mil cada um. Como os veículos estavam em péssimas condições de uso, não foi utilizado para transporte dos estudantes, “e o dinheiro fora completamente desviado”.
Caso. A operação Sertão Veredas debelou uma quadrilha formada por empresários, servidores públicos e agentes políticos. O grupo atuava, principalmente, em Januária e Itacarambi, fraudando licitações e direcionando as contratações para as empresas integrantes da organização.
As apurações da PF apontam um desvio que pode superar R$ 5 milhões. As obras públicas não eram fiscalizadas, e os servidores públicos envolvidos atestavam a conclusão dos projetos, mesmo quando “incompletas ou inexistentes”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira