Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Justiça nega prisão de mãe que permitia estupro dos filhos em Bocaiúva

No momento da prisão, suspeito estava de cuecas e aguardava chegada de criança para outra sessão de abusos
Investigada por permitir que o companheiro estuprasse seus próprios filhos, Helena Cardoso de Brito, de 48 anos, deverá responder ao processo em liberdade. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Leonardo Diniz, após 40 dias de avaliação, o juiz negou o pedido de prisão preventiva da suspeita. No entanto, ela está proibida de se aproximar das crianças, que estão sob os cuidados de um parente próximo. O crime foi descoberto em meio deste ano, em Bocaiúva, norte do Estado.
Segundo as investigações, Helena ajudava o companheiro, José Augusto Caetano Barbosa, de 54 anos,  a abusar das três crianças — duas irmãs de 8 e 12 anos e um menino de 11 — para continuar casada com ele. A exploração veio à tona quando a irmã mais velha das vítimas, de 14 anos, procurou o Conselho Tutelar e denunciou o crime. As crianças teriam sido abusadas por aproximadamente seis meses.
O delegado explica que o inquérito já foi encaminhado para a Justiça e o Ministério Público ofereceu denúncia contra o casal. Barbosa, que continua preso e Helena responderão por estupro de vulnerável. Diniz alega ainda que não pretende tentar novamente a prisão da mãe.
— Ficou comprovada a cooperação dela com o autor. As crianças agora estão bem cuidadas e fazem avaliação psicológica. Elas estão seguras.

Entenda
Depois de ficar quatro dias foragido, o padrasto das crianças, que também é tio dos menores — irmão do pai deles — foi detido no dia 17 de maio. No momento da prisão, ele estava de cuecas e aguardava a chegada da mulher, que levaria o menino para outra sessão de abuso. Na época, o delegado alegou que nunca tinha visto caso semelhante.
— Ela tinha que ofertar os filhos para ele continuar em casa, havia essa condição. Tanto que, quando foi preso, ela estava levando o filho para ele, que aguardava de cuecas. Já vi mãe agenciar o filho para sustentar o vício em crack, mas para garantir o "casamento", nunca vi.
O casal estava junto há sete anos. O policial se surpreendeu ao conhecer detalhes da relação familiar, que classificou como "completamente desagregada". Barbosa está detido na cadeia pública de Bocaiúva.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG