Matias Cardoso realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde sob liderança da prefeita Pretinha

Imagem
Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, Matias Cardoso sediará a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um evento que promete reunir representantes do poder público, profissionais da área e a sociedade civil para discutir e propor melhorias no sistema de saúde local. Com o tema central “Juntos por uma Nova Matias”, a conferência será realizada a partir das 8h, no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura. O encontro é uma oportunidade para debater políticas públicas, ampliar a participação popular e planejar ações que tornem o atendimento em saúde mais democrático, eficiente e próximo das necessidades da população. A programação inclui palestras, grupos de trabalho e momentos de escuta, nos quais moradores poderão apresentar demandas e sugestões para aprimorar os serviços. Uma prefeita que representa o povo A realização desta conferência acontece em um momento de destaque para a gestão municipal. À frente do Executivo está Maria de Lourdes Rodrigues da Silva Filha Cordeiro, a Pr...

Governo altera vacinação de aftosa

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (30) alteração do calendário da primeira etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, além de parte dos municípios de Minas Gerais e Pernambuco.
Segundo o governo, a vacinação, cujo início estava previsto para 1º de maio, foi adiada para junho no Rio Grande do Norte e nos municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco. Em Sergipe e Alagoas, a imunização do rebanho começará em julho. Em Minas Gerais, o início foi adiado para 30 de junho em 112 municípios (nas coordenadorias regionais de Almenara, Janaúba e Montes Claros).
O Ministério da Agricultura informou que apesar de não haver alterações no calendário da Bahia, a Defesa Agropecuária acompanhará a vacinação em 261 municípios do estado que decretaram situação de emergência. "Caso necessário, poderá ser adotada uma nova estratégia com tratamento diferenciado aos produtores que comprovarem não ter condições de vacinar seus animais", disse o governo.
Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, explicou que a flexibilização do calendário de vacinação nessas localidades se deve à falta de chuvas, "que tem comprometido o abastecimento de água e até mesmo a alimentação dos rebanhos". Ele afirmou que no restante do País a programação segue inalterada.
O calendário prevê que no Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser vacinado a partir de 1º de maio. No Amazonas e Pará a imunização começou em março. No Acre, Espírito Santo, Paraná, Rondônia (onde a campanha começou em abril) e São Paulo devem ser vacinados todos animais com idade abaixo de 24 meses. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que 166 milhões de cabeças sejam imunizados contra a aftosa nesta primeira etapa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira