Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

TRE reverte cassação dos prefeitos mineiros de Mirabela, Capela Nova e Pirapora

Com os mandatos cassados em primeira instância, nas comarcas onde foram eleitos, prefeitos de três cidades mineiras tiveram a decisão revertida, nessa terça-feira à noite, pela corte de juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Continuam nos cargos Carlúcio Mendes Leite (PSB), de Mirabela, no Norte de Minas; Luiz Gonzaga da Silva (PT), de Capela Nova de Minas, no Campos das Vertentes; e Heliomar Valle da Silveira (PSB), de Pirapora, no Norte de Minas.
Em Mirabela e Capela Nova, os prefeitos foram denunciados pelos adversários na campanha eleitoral por compra de votos. O relator do processo de Mirabela, Juiz Maurício Pinto Ferreira, citando jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, entendeu que “as provas coligidas não mostraram a necessária suficiência pra comprovação da suposta captação ilícita de sufrágio atribuída aos Recorrentes”.
Para o juiz Flávio Bernardes, relator do processo de Capela Nova, “não restou caracterizada a captação ilícita de sufrágio (compra de voto) consistente na distribuição de material de construção em troca de votos”. 
Em Pirapora, a denúncia partiu do Ministério Público Eleitoral, que pediu a cassação do registro da candidatura do prefeito Heliomar Valle da Silveira, além de multa, por conduta vedada a agente público, ou seja, cessão ou uso de bem móvel ou imóvel públicos.
No entanto, o juiz Flávio Couto Bernardes, relator do processo no TRE, entendeu que “a conduta não possui gravidade suficiente para justificar a imposição da sanção de cassação do registro ou diploma dos candidatos beneficiados”, mas manteve a imposição da multa aos mesmos, no valor de R$10.000,00 (dez mil reais).



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG