Minas vai produzir 25% do gás importado da Bolívia


Minas Gerais é a nova promessa de produção de gás natural do Brasil. Foi confirmado ontem um potencial diário de 7 milhões a 8 milhões de metros cúbicos na bacia do São Francisco, em um poço perfurado no ano passado em Morada Nova de Minas, na região Central. Para se ter uma idéia da relevância da descoberta, o total é equivalente a algo entre 20% e 25% de todo o gás que o país importa da Bolívia. A produção deve começar em dois ou três anos.

O gás foi localizado em uma área de 400 km² no lote 132, que é explorado pelo consórcio Cebasf, composto pela Orteng, Delp Engenharia, Imetame e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), que detém 49%.

As chances de encontrar mais gás são ainda maiores, pois trata-se de apenas 13% do total da área desse lote, que tem 2.918 km². "Tenho a certeza de que estamos fazendo história. O gás no Brasil está concentrado na Amazônia, que é uma exploração complicada, e na bacia do Parnaíba. Esse poço pioneiro em uma região pobre vai mudar a história não só do centro de gravidade do gás do país, como vai mudar a história do Estado de Minas em geração de energia", afirmou o representante da Orteng, Ricardo Vinhas.

O destino desse gás ainda não está definido. Segundo Vinhas, tudo vai depender dos resultados de um estudo de viabilidade. "Se for encontrado mais gás nas regiões adjacentes, isso justificará a construção de um gasoduto para o uso como combustível. Mas se isso não acontecer, devemos usar o gás para produção de energia", destacou Vinhas. Ainda de acordo com o representante da Orteng, essa última opção é mais lucrativa. A decisão depende dos interesses econômicos dos integrantes do consórcio.

Os estudos também determinarão a perfuração de novos poços no mesmo bloco, o que deve ser divulgado dentro de quatro ou cinco meses. "Se for para entrar em produção, devemos perfurar mais de cem poços", calcula Vinhas.

Ganhos. O governador Antonio Anastásia ressaltou que a descoberta de novas reservas de gás na bacia do São Francisco vai representar uma revolução econômica para o Estado. "Não só em relação ao aumento da oferta do combustível limpo e mais barato, mas como um importante fomento para a atração de indústrias", destacou o governador.

Segundo Anastásia, o Estado caminha para a auto-suficiência do gás. "Vamos substituir o gás boliviano pelo mineiro". De acordo com Vinhas, a sociedade também vai ganhar com redução de custos. "A oferta será maior e o preço do gás tende a cair", destacou.

Descoberta vai acelerar desenvolvimento
A confirmação do volume de gás natural presente no lote 132 da bacia do São Francisco vai acelerar a exploração nos outros 38 lotes leiloados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). "Como o consórcio Cebasf confirmou o potencial em Morada Nova, os outros consórcios agora vão correr para perfurar mais rápido, pois sabem que existe gás na região", afirmou o secretário de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas Gerais, Gil Pereira.

Segundo o secretário, a descoberta será muito importante para desenvolver regiões mais pobres de Minas. "O Estado fica com 40% dos royalties da exploração do gás e os municípios ficam com 30%. Além de aumentar a arrecadação, as cidades atrairão mais investimentos, pois as indústrias vão querer ficar onde o gás está", disse.

Pereira anunciou ainda que a ANP vai incluir na 12ª rodada das licitações os nove lotes que ainda têm que ser leiloados em Minas Gerais. "Eu estive com o presidente da ANP, Haroldo Lima, há 15 dias, em Brasília, e ele sinalizou que vai incluir esses lotes, todos na bacia do São Francisco", afirmou Pereira.

A rodada deve acontecer em 2012. Hoje são 39 blocos leiloados no Estado. (QA)



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos