Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 21 de maio de 2016

Homicídio em Janaúba: Rapaz é encontrado morto no São Lucas

Na tarde desta sexta-feira (20), a PM de Janaúba registrou mais um homicídio. A vítima foi encontrada já sem vida na rua São Mateus, no bairro São Lucas, com três perfurações provenientes de arma de fogo. Com a morte do jovem Warley Sampaio de 23 anos, Janaúba neste ano já ultrapassa o número de 17 assassinatos. Segundo a Polícia, a motivação do crime ainda é desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com  

JANAÚBA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL - O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.
Em Janaúba, a data é lembrada e comemorada com uma semana de programação. Em 2016 comemorou-se a XI Semana da Luta Antimanicomial com atividades diversas entre os dias 13 e 18 de maio. Um momento muito importante desta semana foi o Encontro da Equipe da Saúde Mental com os profissionais da Odontologia, quando discutiram sobre o atendimento odontológico em pacientes usuários dos serviços da Saúde Mental.

CAMPANHA CONTRA A LEISHMANIOSE –
A Leishmaniose é uma doença crônica de manifestação cutânea ou visceral. A forma visceral existente no Brasil é uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito flebótomo, também conhecido como "mosquito palha" ou birigui.
O controle da doença se dá pelo combate ao mosquito, que se prolifera em matéria orgânica em decomposição. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias realizou entre os dias 17 e 19 de maio/2016 uma campanha de conscientização e manejo ambiental em pontos críticos da cidade sendo que foram recolhidas 10 caçambas com material orgânico que serve de criadouro para o mosquito Flebótomo.

ENTREGA DE PRÓTESES DENTÁRIAS – O Asilo São Vicente de Paulo, no Bairro Dente Grande tem assistência da equipe da Unidade Básica de Saúde Waldir Silveira. Verificando a necessidade de próteses dentárias para alguns asilados, a equipe de Saúde Bucal realizou todos os procedimentos necessários para as próteses. No dia 19 de maio a ação foi a entrega destas próteses dentárias para 10 asilados, quando a prestação desse serviço completou 1 ano e foi renovada por mais 1 ano.

2ª JORNADA GORUTUBANA DE SAÚDE – LINHA DE CUIDADO OLHAR JANAÚBA
A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o Maio Verde/2015 avaliação oftalmológica de 2.216 crianças da faixa etária de 06 a 10 anos. Destes, 332 foram encaminhados ao Centro Oftalmológico de Janaúba para avaliação oftalmológica e exames complementares. Para 2016 a 2ª etapa da Linha de Cuidado Olhar Janaúba, é dia 21 de maio, próximo sábado, de 07:00 às 12:00, com avaliação da acuidade visual de alunos da faixa etária de 11 a 16 anos e encaminhamento, dos casos necessários, para consulta e exames oftalmológicos. A estimativa é de 6.000 adolescentes avaliados nesta 2ª etapa.
Para possibilitar o trabalho cinco escolas são referência para acolhida e atendimento dos alunos:

- E. M. Emídio Pereira da Silva – Avenida dos Inconfidentes, 1.339 B. Santo Antônio;

- E. E. Cecília Maria de Jesus – Rua Antônio Silveira, 171 Bairro Algodões;

- E. E. Euclides da Cunha- Praça Maurício Augusto de Azevedo, 186 (Catedral) Centro

- E. M. Profª Herogina Ferraz – Rua Arcelino Pereira da Silva, 50 Bairro Gameleira;

- Cemei Neusnária Mendes – Rua Bom Jesus, 774 entre os bairros Boa Vista e Veredas.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

São João do Paraíso: Polícia Civil prende investigado por abusar de três meninas

(G1) A Polícia Civil prendeu temporariamente nesta sexta-feira (20) um rapaz de 20 anos que é investigado por abusar sexualmente de três meninas, com idades entre 11 e 12 anos. Segundo o delegado Éverson Moura, os estupros aconteceram na comunidade rural de Boa Sorte, em São João do Paraíso (MG), há três meses.
“Foi feita uma denúncia junto ao Conselho Tutelar e nós começamos a investigar há cerca de 40 dias. As crianças foram ouvidas e confirmaram os abusos. Elas também foram submetidas à exames, que comprovaram a violência sexual”, diz o delegado.
De acordo com as investigações, as três vítimas conheciam o rapaz, mas não tinham parentesco com ele. O jovem, que não estuda e nem trabalha, mora com os pais e aproveitava o momento em que eles não estavam em casa para levar as meninas até o imóvel. “É um crime hediondo e repugnante”, afirma o delegado.
Apesar do rapaz negar os crimes, a irmã de uma das vítimas, que também foi ouvida, confirmou que ela contou sobre o abuso. O jovem pode responder três vezes por estupro de vulnerável, que tem pena de oito a 15 anos de prisão. Ele será levado para a cadeia de Rio Pardo de Minas (MG).

TRF1 concede prisão domiciliar ao prefeito afastado de Montes Claros

Ruy Muniz no pátio da Polícia Federal no dia da prisão
(G1) O Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou nesta quinta-feira (19) que o desembargador Ney Bello concedeu a prisão domiciliar ao prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB). De acordo como TRF1, Ruy Muniz terá de pagar fiança de R$ 500 mil, além de ser monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica.
A defesa de Muniz confirmou que foi informada sobre a fiança, mas espera ser notificada para que seja depositada a quantia estipulada. “Assim como existe a burocracia para a soltura, existe também para que se faça este depósito”, explicou o advogado Eugênio Pacelli.
O TRF afirmou também que, durante a prisão domiciliar, o prefeito afastado terá de “entregar o passaporte, não se comunicar com nenhuma pessoa ligada à administração municipal, solicitar à Justiça autorização prévia para realizar consultas ou exames médicos, e acompanhar os atos do processo”.
De acordo com a assessoria de imprensa de Muniz, a “defesa do Prefeito confia na Justiça e no Tribunal Regional Federal. Sabemos que todos os fatos serão esclarecidos muito mais brevemente do que se espera”.

Comissão do PSB

O PSB montou uma comissão, após a prisão de Ruy Muniz, para acompanhar o processo. Nesta quinta-feira, integrantes desta comissão estiveram no hospital para colher o depoimento de Muniz sobre os fatos que motivaram a prisão.
“Nós estivemos aqui e escutamos a versão dele sobre os fatos. O partido tomou o cuidado de analisar todo o processo para não tomar uma decisão precipitada e ele se tornar inelegível”, explica o presidente da comissão, deputado Roberto Andrade.
De acordo com o presidente, outros envolvidos no processo também já foram ouvidos pela comissão. “Ao final vamos fazer um relatório e entregar ao presidente do partido para que se decida o futuro do prefeito dentro do PSB”. O parecer final da comissão deve ser finalizado em até 40 dias.

Quadro clínico
Os integrantes da comissão ficaram dentro do hospital por cerca de uma hora. Eles afirmam que, durante a conversa, o prefeito afastado se mostrou tenso e ansioso em expressar sua versão sobre a prisão. “Em alguns momentos isso nos preocupou, pois ele queria falar tudo neste tempo que estávamos lá dentro. Percebemos que a pressão teve alguma alteração”, explica o presidente da comissão.

Prisão do Prefeito
Ruy Muniz foi preso dia 18 de abril durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, um dia após a esposa e deputada federal Raquel Muniz dizer na votação do processo de impeachment que o marido é exemplo para o Brasil.
A investigação aponta que o prefeito de Montes Claros é suspeito de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer um hospital privado, que é gerido pela sua família. Ruy está internado desde o dia 10 de maio, após sofrer uma crise hipertensiva. A intituição hospitalar não divulga o estado de saúde do paciente.
A secretária municipal de saúde, Ana Paula Nascimento, também foi presa na operação da Polícia Federal. Ela estava presa preventivamente no Presídio Alvorada, mas desde o dia 11 deste mês foi beneficiada com a liberdade provisória.

Capotamento de caminhão em Mato Verde deixa três feridos

Caminhão capotou na MG-122, em trecho conhecido por 'curva da morte'.
Um acidente no km 63 da rodovia MG-122, na tarde desta sexta-feira (20), deixou três pessoas feridas. Um caminhão capotou no trecho da estrada conhecido por “curva da morte”, que fica há seis quilômetros de Mato Verde. Duas pessoas foram arremessadas para fora do veículo.
As vítimas sofreram cortes na cabeça e foram socorridas por pessoas que passavam pelo local. O motorista, que ficou dentro do caminhão, foi socorrido pelo SAMU. O condutor alegou ter perdido o controle do veículo quando passava pela curva e atravessou para o lado contrário da pista durante o capotamento.
Ainda de acordo com informações do SAMU, as vítimas socorridas por terceiros foram encaminhadas ao Hospital de Mato Verde e passam bem. O motorista, que recebeu atendimentos no local, também não teve ferimentos graves.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mais uma vez prefeito é convocado pela Câmara, só não sabe se comparece

Eduardo Cunha e Yuji Yamada.
(Por Ivo Júnior) Mais uma vez o prefeito de Janaúba Yuji Yamada foi convocado pela Câmara Municipal de Janaúba. Essa não é a primeira vez que isso acontece, o prefeito já foi convocado em outras ocasiões, porém em nenhuma delas compareceu a convocação.
O pedido de convocação do prefeito dessa vez partiu do vereador Tarcísio Mendes e assinado por todos os vereadores e foi feito na última reunião ordinária da Câmara. A convocação é para que o gestor municipal faça esclarecimentos sobre a situação caótica em que se encontra o município e a falta de cumprimento dos direitos relativos ao funcionalismo público e as diversas denúncias propagadas pela cidade.
Segundo a assessoria da Câmara, há possibilidade que o prefeito compareça a reunião ordinária no próximo dia 6 de junho, porém, para qualquer cidadão que se pergunte, ninguém acredita que o prefeito irá comparecer a reunião.
O fato de um não comparecimento do prefeito a uma convocação do poder legislativo pode ocasionar sanções ao gestor, porém por outras vezes ele deixou de comparecer e nenhuma medida mais ostensiva foi tomada pelo legislativo como forma de descumprimento da convocação. Inclusive uma na atual gestão dessa mesa diretora.
Em entrevista coletiva realizada pelo presidente da casa o Vereador Armando Peninha Batista, na tarde de ontem terça feira (17), ele disse que esta analisando diversos pedidos entre denuncias, e pedidos de afastamento do prefeito, mas, que precisa seguir criteriosamente a legislação para evitar que posteriormente ação que for realizada seja anulada por descumprir a lei.
O fato é que denuncias não param de acontecer, mas, é preciso esperar até o dia 6 de junho para saber se mais uma vez o prefeito enviará um emissário a Câmara ou se dessa vez ele terá coragem de comparecer pessoalmente para ser sabatinado pela câmara.

Homem de 41 anos é baleado no Bairro Cerâmica, em Januária

(G1) Um homem de 41 anos foi baleado na noite dessa quarta-feira (18), em Januária, no Norte de Minas. A ocorrência foi registrada no Bairro Cerâmica.
A vítima disse à PM que andava de motocicleta pela Avenida Itapiraçaba quando foi surpreendido por um homem armado. O suspeito atirou e a vítima foi atingida no tórax. Mesmo baleado, o homem conseguir pilotar a moto até um hospital, onde permanece internado.
A polícia já identificou o suspeito, mas ele ainda não foi preso.

Homem morre afogado após cair em canal de irrigação do Projeto Jaíba

Um homem, de 25 anos, morreu afogado na tarde desta quarta-feira (18) em um canal do Projeto Jaíba, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima fazia serviços de capina às margens do canal de irrigação do projeto, próximo à Vila NS II, quando caiu e não conseguiu sair.
Ainda segundo a PM, familiares afirmaram que o rapaz era portador de epilepsia e, provavelmente, teve uma crise que pode ter sido a causa da queda. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Em Jaíba jovem de 20 anos é assassinado a tiros

(G1) Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (18), em Jaíba, no Norte de Minas. Após denúncia anônima, a Polícia Militar encontrou o corpo dele na Rua Brasília, no Centro.
No local do crime, foi apreendido um cartucho de espingarda. Segundo a PM, a vítima foi atingida nas costas por quatro tiros. A motivação do homicídio é desconhecida e ninguém foi preso.

Outros casos
Nessa terça-feira (17), a Polícia Militar registrou três homicídios na cidade. Duas vítimas também foram mortas a tiros na Rua Brasília, no Centro. A polícia acredita que os dois casos estejam diretamente ligados.
O corpo da terceira vítima, de 29 anos, foi encontrado na Vila Frente Três, do Projeto Jaíba, em estado avançado de decomposição. Familiares informaram à polícia que ele estava desaparecido desde o domingo (15). Em todos os casos ninguém foi preso.

Em Janaúba quatro pessoas são detidas com drogas e munição

(G1) Quatro pessoas foram detidas com drogas e munição em Janaúba, no Norte de Minas. A Polícia Militar localizou os suspeitos no Bairro Gameleira ao atender uma ocorrência de roubo a supermercado.
No imóvel onde eles foram localizados, a PM apreendeu drogas, material para embalar entorpecentes, uma munição, dinheiro e três computadores, que foram furtados de uma escola estadual da cidade no último dia 10.
Entre os detidos, estava uma adolescente de 15 anos que segundo a PM, é de Matias Cardoso (MG) e teria sido dada como desaparecida pela família desde o mês de abril. Eles foram conduzidos à delegacia.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Convite: I Seminário da Ouvidoria Microrregional do SUS Janaúba/Monte Azul

Temos a satisfação e a alegria em informá-los de mais uma conquista do SUS de Janaúba com a inserção, no sítio oficial da Prefeitura Municipal de Janaúba, de um link de acesso ao sistema ouvidor SUS. A estratégia de divulgação da ouvidoria do SUS é uma política aprovada na VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba realizada no ano de 2015.
A ouvidoria é um importante canal de fortalecimento das conquistas do SUS, pois constitui-se como um canal de relacionamento entre os gestores do SUS e os usuários do sistema.
O sistema ouvidor SUS integra um sistema articulado nos três níveis de gestão (secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Saúde) no qual o cidadão pode e deve opinar reclamando, sugerindo, elogiando e denunciando sobre serviços sobre a direção direta dos gestores ou contratualizados com a direção do sistema.
Janaúba é sede microrregional do sistema ouvidor SUS abrangendo 15 municípios da região da Serra Geral com cobertura de quase 300.000 usuários do sistema. Nesse sentido cumpre-nos o dever institucional de divulgar os meios de acesso ao sistema ouvidor SUS.
Desde o dia 12 de maio de 2016 o sitio oficial da Prefeitura Municipal de Janaúba, através do link http://www.janauba.mg.gov.br/ouvidoria_sus/,tem acesso direto ao sistema ouvidor SUS.
Maio Verde sinal aberto para sua saúde.

Idalice Celestina de Souza Martins
Coordenadora de Educação em Saúde
e Mobilização Social - SMS - Janaúba

Polícia Militar de Manga recaptura homicida foragido de cadeia na Bahia

Armas também foram apreendidas durante ação
(Foto: Divulgação / PM)

(G1) A Polícia Militar de Manga (MG) recapturou na tarde desta terça-feira (17) um homem foragido da cadeia pública de Correntina, na Bahia, acusado de duplo homicídio. Evangelino Geraldo Pereira cumpria prisão por ter matado, no ano de 2000, a própria esposa e filha, com golpes de machado.
Ele estava foragido desde 2003, quando fugiu da cadeia, e foi preso em uma fazenda no município de Juvenília.
A prisão faz parte da operação "A peleja do coiote", da PM de Manga, desencadeada ainda na madrugada desta terça-feira, por volta das 5h, em seis cidades da região.
A operação apreendeu ainda, 24 armas de fogo e três motocicletas (sendo duas com chassi raspado e uma produto de roubo). Um homem foi conduzido por receptação. Todo o material apreendido e os dois suspeitos detidos, foram levados para a delegacia de Manga.

Em São Francisco quadrilha envolvida em assaltos é detida após crimes

(G1) A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (17) uma quadrilha envolvida em uma série de assaltos em São Francisco, Norte de Minas. Segundo a PM, na madrugada desta terça-feira, o grupo roubou um carro e assaltou dois estabelecimentos comerciais na cidade.
Segundo a PM, com o veículo roubado, os criminosos chegaram em um posto de combustíveis e anunciaram o assalto. Durante o crime, um funcionário foi espancado com chutes, cadeiradas e vários golpes com um pedaço de madeira. Os bandidos invadiram também o escritório do posto de combustíveis, quebrando móveis, e depois fugiram levando cerca de R$ 120 e bebidas do local.
O bando seguiu até uma lanchonete, também na área central da cidade, quebraram um vidro do balcão e roubaram um tabuleiro de bolo.
Militares analisaram as imagens das câmeras de segurança do posto de combustíveis e reconheceram dois jovens, de 20 e 22 anos, e três adolescentes. Eles foram detidos ainda na área urbana do município. O veículo também foi encontrado abandonado no Bairro Aparecida.
Todos envolvidos foram encaminhados à delegacia da cidade.

Em Espinosa vereador afastado é preso por alugar caminhão de associação

Caminhão-pipa apreendido pela Polícia Civil de Espinosa em fevereiro
(G1) A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (17) o vereador Gilberto Rocha Rodrigues, em Espinosa, no Norte de Minas. De acordo o delegado responsável pelo caso, Herivelton Ruas Santana, o vereador é acusado de alugar um caminhão-pipa de uma associação rural para uma empresa particular.
Gilberto Rocha foi encontrado em casa, no povoado de Itamirim, zona rural da cidade. Um mandado de prisão preventiva foi expedido pela justiça após a conclusão do inquérito. “O caminhão estava locado por cerca de R$ 8 mil para uma empresa em Montes Claros. A investigação provou que ele recebia por esta locação”, diz o delegado Herivelton Ruas Santana.
Durante a investigação o delegado colheu depoimento do vereador, que chegou a alegar que os valores recebidos estrariam sendo revestidos na reforma do caminhão; tese que não convenceu a Polícia Civil.
O veículo foi apreendido em outra operação da Polícia Civil, em fevereiro deste ano. O veículo foi uma doação da Codevasf. Na época a companhia disse ter conhecimento dos fatos da denúncia de uso irregular do bem doado e que auxiliou nas investigações da polícia.
Segundo o delegado, o vereador está afastado da Câmara de Vereadores por suspeita de fraudes em licitações. “Devido o histórico dele, a Justiça entendeu que ele poderia continuar a praticar este tipo de crime. Assim, ele irá responder ao processo preso”, diz o delegado.
Gilberto Rocha foi levado para a Cadeia Pública de Espinosa. O G1 tentou falar com a advogada do vereador afastado, mas ninguém atendeu as ligações.

Em Jaíba Polícia registra três assassinatos

A Polícia Militar registrou nesta terça-feira (17) três homicídios ocorridos em Jaíba, Norte de Minas. De acordo com a PM, dois casos ocorreram na Rua Brasília, no Centro da cidade.
Na primeira ocorrência, um jovem de 21 anos foi baleado próximo a uma escola. Familiares disseram aos policiais que ouviram os disparos de arma de fogo e, quando foram verificar o ocorrido, encontraram o rapaz ferido. Eles socorreram a vítima e a levaram para o hospital da cidade. A médica de plantão constatou duas perfurações; uma na cabeça e outra no tórax.
Na mesma fazenda, outro corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira. A Polícia acredita que os dois casos estejam diretamente ligados.
Também pela manhã, o corpo de um jovem de 29 anos foi encontrado em Jaíba. Segundo a Polícia Militar, o corpo foi encontrado na Vila Frente Três, do Projeto Jaíba, em avançado estado de decomposição. Familiares informaram à polícia que a vítima estava desaparecida desde o domingo (15). Um perito foi até o local e constatou marcas de três perfurações no corpo da vítima.
A PM faz buscas na região, mas até o início da noite desta terça-feira não foi divulgado se algum dos envolvidos nos crimes havia sido preso. Detalhes dos casos ainda são averiguados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Adolescentes são baleados em Bocaiuva, Janaúba e Montes Claros

(G1) Três ocorrências de tentativa de homicídio contra adolescentes foram registradas no Norte de Minas, em Bocaiuva, Janaúba e Montes Claros neste domingo (15).
Em Bocaiuva, um menor de 17 anos foi atingido por um tiro nas costas enquanto andava pelas proximidades do Bairro Jardim Aeroporto. Ele contou que uma moto com dois homens se aproximou e o garupa disparou três vezes contra ele. O jovem não soube apontar suspeitos e nem a motivação.
Já em Janaúba, um adolescente de 14 anos foi também foi baleado nas costas. Ele estava na Rua Curvelo, no Bairro Cerâmica, quando um carro se aproximou e um dos ocupantes disparou. Eles fugiram em seguida.De acordo com a PM, o atirador seria outro menor, que foi identificado e está sendo procurado. Os policiais estiveram na casa dele, mas ele não foi encontrado.
Em Montes Claros, um jovem de 15 anos levou um tiro na perna, no Bairro Eldorado. Ele estava na porta de casa, quando dois homens passaram de moto e o passageiro atirou. O menor correu para casa e depois foi para um hospital. A motivação do crime é desconhecida e ninguém foi preso até o momento.

domingo, 15 de maio de 2016

Homem é espancado e morto em Várzea da Palma

Um homem morreu após ser espancado no início da noite deste sábado (14) em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, o crime foi na Rua Santos Dummont, no Bairro Jardim América II.
Ainda de acordo com a PM, militares foram ao local e encontraram a vítima, de 23 anos, morta. Socorristas do Samu foram até o local e atestaram o óbito. Um perito da Polícia Civil também foi ao local e encontrou próximo ao corpo um tijolo que, aparentemente, foi usado para matar o rapaz.
A PM afirmou também que foram realizadas buscas na região, mas até o início da manhã deste domingo (15) ninguém havia sido preso suspeito de envolvimento no crime. Os motivos do crime também serão investigados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-251

Motorista diz que cochilou e invadiu a pista contrária
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã deste domingo (15) na BR-251, próximo ao trevo de Grão Mogol, no Norte de Minas. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois carros de passeio bateram de frente no km-440 da rodovia.
Ainda de acordo com os bombeiros, o motorista de um dos veículos afirmou que seguia em direção a Montes Claros, mas cochilou e invadiu a pista contrária provocando a batida. O Samu também esteve no local e ajudou a prestar socorro às vítimas. Elas foram levadas para hospitais de Francisco Sá e Montes Claros com ferimentos leves.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1