Programa garante acesso à água e melhorias para o município de Verdelândia, no Norte de Minas

Em Verdelândia foram construídas 510 barragens de captação de água de chuva,
51 cisternas e 51 tanques para criação de peixes (Foto: Divulgação /
 Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
O município de Verdelândia, no Norte de Minas, é o mais novo beneficiado com o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água Para Todos, Alimentação Familiar. Essa ação é realizada através da Ruralminas junto com IDENE (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas).
As famílias beneficiadas pelo programa são indicadas pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de cada município. Em Verdelândia foram construídas 510 barragens de captação de água de chuva, 51 cisternas e 51 tanques para criação de peixes.
Para o produtor rural do município, Milton Lopes, esse programa representa a esperança de dias melhores com a chegada da água. “Hoje eu vendo produtos da minha horta para a prefeitura da cidade que repassa para a merenda escolar do município. Pretendo com as melhorias trazidas pelo projeto expandir a minha produção e garantir uma vida melhor para minha família”, afirma.
De acordo com o Técnico Ambiental da Ruralminas, Frederico Borges, os produtores rurais das localidades escolhidas são beneficiados com um kit contendo dez barragens de captação de água de chuva, uma cisterna e um tanque para criação de peixes. “Através da construção da barragem, o lençol freático é alimentado favorecendo o aparecimento de água na cisterna que será usada para encher o tanque de criação de peixes e para o uso pessoal”, explica.
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água Para Todos, Alimentação Familiar prevê a implementação de ações que garantam o acesso à água para 24 municípios no Norte mineiro. No total, serão 1.736 famílias beneficiadas e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2017.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos