Nova Porteirinha será contemplada pelo Governo do Estado com construção de barraginhas

Beneficiar mais 4.810 famílias, no semi-árido mineiro, com a construção de 962 pequenas barragens com maior capacidade de captação de água de chuva e amenizar os efeitos da seca. Este é o objetivo do governo do Estado com à medida que irá construir várias micro barragens no Norte de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), responsável pela execução das ações de enfrentamento à seca no território mineiro.
As pequenas barragens, especificamente, vão conseguir captar volume médio de 7 mil a 7,5 mil metros cúbicos de água, com atendimento a 151 municípios compreendidos na área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A Sedinor, que já recebeu projetos, prevê para este mês de fevereiro a publicação do edital que vai definir as empresas responsáveis pela análise das propostas reunidas para a obra.
Neste início de ano, que registra uma temporada de chuvas com níveis acima da média histórica, para o período, moradores do Norte e Nordeste do estado já contam com aproximadamente 120 barreiros e 872 barraginhas implantadas e em funcionamento para a captação de água. As obras, realizadas pela Sedinor durante o período seco, são uma garantia para a população.
Para este ano, a Sedinor planeja concluir, no período seco, as obras de implantação dos barreiros (chegando ao total de 133), para beneficiar 665 famílias. Estão no escopo, ainda, outras 864 barraginhas, chegando a um total de 1.736 barraginhas, número que também corresponde ao total de famílias que serão contempladas pelas intervenções. Desse total, alguns municípios começarão a ser atendidos pela primeira vez e são eles: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Miravânia, Juvenília, Nova Porteirinha e Montalvânia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos