Janaúba presente: União e força política marcam abertura do G20 Semiárido

Uma região, onde a taxa de urbanização é maior que a média do Nordeste e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresce mais do que a média do Brasil. Esta é uma das faces do novo Semiárido brasileiro, que a economista e socióloga Tânia Bacelar apresentou na noite desta quinta-feira (22), no auditório do Senai em Petrolina – PE, durante a palestra de abertura do G20 Semiárido (Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional). O encontro conta com as participações dos prefeitos de Campina Grande, Romero Rodrigues, e de Patos, Francisca Mota.
Falando para os prefeitos das 23 maiores economias do Semiárido, além de representantes dos Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e do Turismo, a economista garantiu que a união do grupo, além de somar um PIB de R$ 50 bilhões e uma população de 4,6 milhões de habitantes, também assegura uma posição de importância na agenda de compromissos do Governo Federal, dos governos dos estados nordestinos e da Sudene. “Se antes, o Nordeste acontecia nas metrópoles litorâneas, agora quem pulsa são as cidades de médio porte do Semiárido”, afirmou Tânia Bacelar.
Presente ao encontro, o superintendente da Sudene João Paulo, ouviu dos prefeitos a solicitação de reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), e se mostrou simpático a causa. “Estamos somente aguardando a agenda da presidente Dilma Rousseff para marcarmos nosso próximo encontro, onde certamente apresentarei as propostas significativas deste importante grupo, que já nasce com a força da união de uma região que ocupa 60% do território nordestino e responde por 40% da população do Nordeste”.
Para o prefeito de Petrolina e idealizador da iniciativa Julio Lóssio, a primeira reunião de cúpula do G20 Semiárido começou com o pé direito. “Além de uma palestra extremamente rica em informações, a exemplo de como tem crescido o Semiárido em segmentos como a agricultura, comércio, serviços, indústria, renda familiar e até o número de matrículas no ensino superior, este momento nos faz lembrar o surgimento da Sudene”, ressaltou o prefeito, recordando a reunião de bispos (coordenada por Dom Helder Câmara), e realizada em Campina Grande – PB, em 1956, quando foi dado o primeiro passo para a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.
“O G20 nasce para fazer maior ainda este novo Semiárido, com mais conhecimento técnico-científico, mais investimentos nas cadeias produtivas e mais igualdade na distribuição das riquezas”, concluiu Julio Lóssio. Participaram ainda da solenidade de abertura do G20 Semiárido, os deputados estaduais Lucas Ramos e Miguel Coelho, além de representantes de universidades e centros de pesquisa, órgãos governamentais e várias instituições bancárias, a exemplo do Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Sexta-feira
Na manhã desta sexta-feira (23),os trabalhos começam às 8h, com duas mesas redondas no auditório do Senai, debatendo os temas: Logística e Infraestrutura e Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas. No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN). ). Também vão fazer parte do Fórum os municípios de Tobias Barreto (SE), Picos (PI) e Janaúba (MG).
Ao final do Fórum, será divulgada a Carta do Semiárido, um documento apresentando as potencialidades do grupo e o diagnóstico das cadeias produtivas com os respectivos indicativos das ações de curto, médio e longo prazo para cada segmento estudado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: MaisPB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos