Em Jaíba, a praga da corrupção é o pior problema

Um dos municípios mais prósperos do País, Jaíba conhecido pela grande produção agropecuária é também o que cultiva o maior índice de prefeitos corruptos do Brasil. A corrupção na prefeitura de Jaíba parece entidade imortal e os políticos fazem de tudo para preservá-la. Entra prefeito sai prefeito e a coisa não se moraliza e, pelo desenrolar, está longe de ser purificada.
A população já tentou de tudo. Tanto é que, todos os prefeitos que passaram pelo município jamais conseguiram reeleição, pois maioria teve os direitos políticos cassados pela justiça, ou o ambiente político se tornou impróprio, teve também ex-prefeitos punidos pelas urnas.
Nos últimos dois mandatos a coisa invés de melhorar, piorou. Ex-prefeito foi preso e o prefeito que venceu as eleições em 2012 foi afastado, o motivo não precisa ser técnico para acertar: corrupção, rombo comprovado.
A cadeia, a cassação dos direitos políticos, o impedimento de contratar junto aos órgãos públicos e o ressarcimento ao erário não tem sido frente para os prefeitos se pautarem pela moralidade e pela ética.
Faz até vergonha, mas maioria esmagadora dos políticos de Jaíba é colecionadora de problemas, são políticos daqueles que costumam deixar um rastro de histórias esquisitas por onde passam.
Esta semana, cumprindo mandado de busca a Polícia Militar de Manga, conduziu secretários e assessores do atual prefeito para serem ouvidos naquela comarca.
E quais eram as denúncias? Novamente corrupção. E giram em torno dos homens que têm poderes para contratar e cobrar propinas com fortes suspeitas de terem o aval do gabinete do prefeito, isso não é um caso isolado.
A punição tem sido invisível perto do que os políticos corruptos e seus colegas conseguem via poder público municipal de Jaíba.
Políticos que até então levavam vida modesta e que não tinham dinheiro nem para a produção de “santinho”, depois de passarem pela política no município conseguiram ascensão patrimonial impressionante. Segundo eles, graças ao esforço e muito trabalho.
A praga da corrupção contamina e compromete a imagem, não somente, da instituição pública, mas de o município de Jaíba.
Um município próspero e que até então teve o azar de somar, quase que em sua maioria, grandes corruptos em seu comando.
Pela grandiosidade e importância do município de Jaíba, os homens de seu comando deveriam se preocupar com grandes investidores de todos os pontos do planeta, e jamais priorizar negociações com bandidos e roubar leite de criança, ou medicamentos de doentes, ou caderno de estudantes.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos