Governo de Minas adquire terreno para o Centro Socioeducativo em Janaúba

(ASCOM Janaúba) Depois de três anos de muito trabalho, o Centro Socioeducativo de Janaúba será uma realidade. O deputado estadual Luiz Henrique, que em abril de 2011 apresentou um requerimento na Assembleia, solicitando a instalação do Centro em Janaúba, comemorou esta conquista, resultado de um trabalho incansável ao longo destes anos.
“Desde quando recebi uma comitiva de Janaúba composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias Militar e Civil, Consórcio União Serra Geral, da Justiça e do Ministério Público, Conselho Maçônico de Segurança Pública, Consep, Acijan, Apae, OAB, Rotary, Lions, dentre outros, preocupada com o aumento da criminalidade envolvendo crianças e adolescentes no município e na Serra Geral, decidi que o Centro Socioeducativo de Janaúba seria uma bandeira defendida por mim até o fim”, lembra.
Nesta quinta-feira (03 de abril, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, na presença do deputado Luiz Henrique e do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, autorizou a compra do terreno onde será instalado o Centro e anunciou que as obras devem começar em breve, pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais.
“No último dia 26 de março, já tinha sido publicado o Decreto do Governador Anastasia que autorizou a desapropriação do terreno bem como todas as adequações e benfeitorias que se fizerem necessárias à instalação do Centro e agora com a aquisição do terreno, vamos batalhar pela agilização das obras”, garantiu o secretário.
Dentre os 10 Centro Socioeducativos previstos para serem instalados no Estado, o de Janaúba é o primeiro a se tornar realidade. “Devemos esta conquista ao esforço contínuo do deputado Luiz Henrique e sua equipe que batalharam junto à secretaria e ao Governo de Minas para viabilizar e concretizar esta promessa feita ao município”, afirmou o prefeito de Janaúba.
O secretário de defesa afirmou ainda, que até o final do ano serão instaladas as 16 câmeras de videomonitoramento do Olho Vivo, alvo também de requerimento do deputado, em atendimento à demanda do município. “Acredito que o videomonitoramento do Olho Vivo será uma ferramenta importante para a prevenção e repressão da criminalidade, que aliado ao Centro Socioeducativo e à outras ações vão reduzir os índices de violência que vêm sendo registrados em Janaúba”, concluiu o deputado.
O Centro Socioeducativo para internação de adolescentes autores de ato infracional é um núcleo onde são desenvolvidas atividades que visam a inserção dos adolescentes em atividades sociais, escolares, esportivas e de lazer, além das aulas regulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já o Projeto Olho Vivo consiste no videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em regiões com altos registros de ocorrências de criminalidade, que reduz de 30% a 40% os roubos nas áreas onde é instalado.
Estavam presentes à reunião com o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o deputado estadual Luiz Henrique, seu assessor Paulo André Nunes, a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, o Gerente de Projetos Estratégicos, Bernardino Soares, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o chefe de gabinete Eduardo Aguiar, o representante da Acijan, Renaldo Arley, o presidente da Fruitvale, Ronald Brito e o diretor Vicente de Paula Pereira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou