Secretária de Saúde confirma a construção da sede própria do CAPS em Janaúba

(Por Luiz Cabrine) O município de Janaúba, polo na microrregião da Serra Geral de Minas acaba de ser contemplado com uma unidade de referência para o tratamento de dependentes químicos. Trata-se do Cento de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III. Essa unidade representa importantes ganhos à região que conta com atendimento de forma deficitária.
As informações são da enfermeira com especialização em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Lara Jamille Silveira Silva. Além de ser pólo nessa microrregião, do Norte do estado, região bastante carente, a secretária ressalta que o município de Janaúba que conta com esse importante serviço merece maior atenção e cuidado no tratamento relacionado ao uso de álcool e drogas.
A implantação do CAPS AD III no município janaubense, de acordo com a dirigente da pasta da Saúde, surge da demanda da população, do desejo da administração municipal em organizar, estruturar e garantir um espaço de assistência adequada e humanizada, comprometida com os direitos humanos e qualidade de vida dos usuários, tendo em vista o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Marilena Soares - coordenadora municipal de Saúde Mental no município, explica que, essa rede tem como finalidade a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS AD III é um espaço aberto com atendimento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, aos usuários de crack, álcool e outras drogas. Para tanto, conta com equipamento intermediário entre a atenção básica, o hospital, a Rede de serviços de Janaúba e territórios. É um serviço gratuito, credenciado pelo SUS que atenderá os 15 municípios da Microrregião, segundo a secretária Jamille.
Desta forma, a implantação do CAPS ADIII, como local de acolhimento dos usuários, atuará com empenho na construção e desenvolvimento de ações, que irão de encontro às necessidades tanto dos usuários, quanto de suas famílias e comunidade, preenchendo a lacuna existente no que tange aos cuidados e tratamento desse público-alvo, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, assegura a secretária.
Atualmente, conforme a coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Marilena, o município dispõe para o atendimento da população janaubense, na área da Saúde Mental, de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), um Consultório na Rua, uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Com a pactuação desse serviço, a população é assistida com mais esse serviço na área da Saúde Mental, afirma a secretária.
Ela informa ainda que, no ano de 2013 foi elaborado projeto de construção da sede própria do CAPS ADIII e encaminhado ao Ministério da Saúde, sendo aprovado. Em janeiro deste ano o município foi contemplado com uma parcela do recurso total de R$ 1 milhão de reais, valor da obra, que será edificada em terreno cedido pela prefeitura, localizado próximo ao Hospital Regional de Janaúba.
O recurso é oriundo do Ministério da Saúde. A Portaria que dispõe sobre o funcionamento do CAPS é a 336/GM de 19 de fevereiro de 2002, e a Portaria 615 de 15 de abril de 2013 que dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento para construção de CAPS.
A secretároa e a coordenadora ressaltam que esse é um serviço de grande relevância para Janaúba, pois o uso abusivo de álcool e outras drogas atualmente se tornou uma importante demanda na saúde pública do país. “Com certeza a implantação desse serviço contribuirá significativamente no tratamento de dependentes químicos e será um grande avanço no sistema de saúde, especialmente na Saúde Mental, do nosso município e região da Serra Geral”, observa Lara e Marilena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos